“Dança Educação – Sandálias de Couro” será lançado na Expoeduc 2025 e tem como cenário a Escola Municipal Nossa Senhora das Dores, localizada na Favela do Mosquito, nas Quintas, em Natal
O documentário “Dança Educação – Sandálias de Couro” será lançado na Expoeduc 2025 como um tributo à força da arte na educação. O filme, que tem como cenário a Escola Municipal Nossa Senhora das Dores, localizada na Favela do Mosquito, bairro das Quintas, em Natal, revela como a dança pode transformar vidas e promover o pertencimento em comunidades periféricas. A produção foi viabilizada pela Lei Paulo Gustavo.
Fruto do trabalho desenvolvido pelo professor, pesquisador, bailarino e coreógrafo Artur Garcez, o documentário acompanha o cotidiano de alunos e educadores, mostrando a trajetória de superação através da valorização das raízes culturais nordestinas.
A produção, assinada pela Sol Costa Produções, será lançada oficialmente durante a Expoeduc 2025 – maior congresso de educação do Norte-Nordeste -, dia 25 de julho, no Centro de Convenções, em Natal.
Palestra e Oficina
No evento, já no primeiro dia (25), Artur Garcez irá ministrar a palestra “TANV e seus caminhos nos processos de construção do conhecimento através da arte”, abordando o Transtorno de Aprendizagem Não Verbal (TANV) e as potências pedagógicas da dança.
Além disso, no dia (26) seguinte, Garcez conduz a oficina “Cirandas de Pertencimento: danças populares e o fortalecimento da conexão humana”, voltada para educadores, gestores e público geral interessado em metodologias inclusivas e interculturais.
A programação da Expoeduc contará ainda com apresentações especiais da Garcez Experimental de Dança – GED. As bailarinas do grupo vão abrir palestras de grandes nomes da educação e cultura brasileira, como como Marcelo Tás, Lúcia Helena Galvão e Rossandro Klinjey, com performances que celebram a diversidade e a identidade nordestina, envolvendo ritmos diversos como maracatu, xaxado e baião,
Logo após o congresso, a companhia representará o Rio Grande do Norte na 42ª edição do Festival de Dança de Joinville, maior evento do setor no mundo, onde participará com solos, duos e conjuntos, elevando a cultura potiguar a palcos nacionais e internacionais.