O atacante do Real Madrid se tornou o primeiro brasileiro a conquistar a premiação desde 2007, quando Kaká levou o troféu para o Brasil.Vini Jr., que foi campeão da Liga dos Campeões e da LaLiga com o Real Madrid, se destacou como um dos principais jogadores do clube na temporada 2023/24, apresentando números impressionantes e uma capacidade notável de decidir partidas.
Em 2024, Vini Jr. teve uma participação polêmica na disputa pela Bola de Ouro, ficando com o segundo lugar, atrás de Rodri, do Manchester City. A escolha gerou críticas, incluindo a insatisfação do próprio Real Madrid com a decisão.
Ao receber o prêmio, o camisa 7 do Real Madrid falou sobre o sonho que parecia tão distante: “Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto do crime. Poder chegar é muito importante para mim. Estou fazendo por muitas crianças que acham impossível, mas que podem chegar até aqui. Agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho deles para viver por mim. Agora ao meu time, que me fizeram chegar até aqui. Quero seguir por muito tempo jogando no Real Madrid, que é o maior clube do mundo. Não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que que me viu nos campos, nas ruas. Não poderia chegar aqui sem o Flamengo.”