O Governo do Rio Grande do Norte apresentou nesta sexta-feira (4), em coletiva de imprensa, o plano de segurança pública que será implementado na Operação Eleições 2024. Este plano visa reforçar a segurança em todos os 167 municípios do estado. O primeiro turno das eleições municipais ocorrerá neste domingo (6), e forças de segurança estarão presentes em todas as cidades, com um investimento de quase R$ 10 milhões.
Para esta eleição, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) adotará a mesma estratégia utilizada em pleitos anteriores. Todo o efetivo ativo no estado, que supera 12 mil agentes, será mobilizado.
Dessa forma, com exceção dos servidores que estão de férias ou em licença médica, todos os membros da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Técnico-Científico de Perícia foram convocados para atuar no dia da eleição.
Devido à mobilização completa das forças estaduais para este pleito, o Governo do Rio Grande do Norte destinará quase R$ 10 milhões para cobrir as diárias operacionais.
A Operação Eleições 2024 também incluirá a participação da Polícia Penal, servidores da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, guardas municipais, além da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Neoenergia Cosern.
“Planejamento pronto. Todos os 167 municípios, 60 zonas eleitoras e mais de 1.500 locais de votação terão servidores do sistema de segurança pública, que irão trabalhar de forma integrada para garantir o pleito eleitoral”, afirmou o coronel Francisco Araújo, titular da SESED.
A Operação Eleições 2024 em todos os 167 municípios do estado será monitorada em tempo real pela SESED. No domingo (6), será ativado o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), coordenado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), que contará com servidores dos órgãos de segurança pública para gerenciar as ocorrências relacionadas ao pleito eleitoral.