A Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn) realiza a 35ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte, que ocorrerá nos dias 31 de agosto e 01 de setembro no Hotel Golden Tulip, em Ponta Negra, Zona Sul de Natal. Este ano, a jornada assume o tema central “Em defesa da vida da mulher”, refletindo o compromisso da Sogorn em abordar questões importantes relacionadas à saúde feminina e ações em prevenção à morbimortalidade materna.
Como destaque inovador desta edição, haverá um treinamento hands-on, uma abordagem prática e eficaz de ensino, que se concentrará na prevenção da morte materna evitável. O evento é destinado a profissionais de saúde feminina, incluindo ginecologistas, obstetras, residentes, estudantes de medicina e outros profissionais da atenção primária. Através de palestras, workshops e discussões interativas, a Jornada busca abordar tópicos fundamentais para a saúde das mulheres, com um foco específico na promoção da vida.
Uma das prioridades desta Jornada é a discussão de ações tendo em vista a redução das causas de morte prematuras e evitáveis de mulheres, e para isso, serão abordados tópicos de extrema relevância, como o combate ao câncer de colo do útero, alinhado com a política do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Além disso, haverá uma ênfase significativa na conscientização sobre o câncer de mama. Contudo, a abordagem mais profunda será direcionada à pré-eclâmpsia, uma das principais causas de morte materna, e causa também de prematuridade e seus graves efeitos sobre o recém-nascido.
“Esta jornada é uma plataforma para discutir temas contemporâneos e pertinentes, com destaque para o planejamento reprodutivo e a abordagem prática na prevenção da mortalidade materna evitável. Pretendemos enfatizar a importância do planejamento de saúde baseado em dados epidemiológicos sólidos”, ressalta Robinson Dias, presidente da Sogorn.
A 35ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia contará com a presença de palestrantes renomados, incluindo César Eduardo Fernandes (SP), presidente da Associação Médica Brasileira e diretor científico da Febrasgo; Agnaldo Lopes da Silva Filho (MG), presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), bem como outros médicos conceituados, como José Humberto Chaves (AL), Angelina Maia (PE), Silvio Franceschini (SP) e Lia Cruz Vaz da Costa Damásio (PI).
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do telefone (84) 3219-6611 ou pelo seguinte link: https://forms.gle/Ja2HxCs21tQBjHDN7