A Polícia Federal (PF) fez duas apreensões significativas de drogas no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, localizado em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal, em um intervalo de menos de 24 horas. As operações resultaram na apreensão de mais de 22 litros de cocaína líquida diluída em produtos de higiene.
PRIMEIRA APREENSÃO
Na madrugada do último sábado (17), um espanhol de 27 anos foi preso no aeroporto enquanto se preparava para embarcar em um voo para Barcelona, na Espanha. O homem, que trabalha como camareiro, foi flagrado com 9,8 litros de cocaína diluída em recipientes de detergente e shampoo. A detecção da substância ocorreu durante uma fiscalização de rotina, quando a coloração suspeita dos frascos levantou a atenção dos policiais no aparelho de raios X. Após uma abordagem inicial e uma entrevista informal, o nervosismo do suspeito levou à sua condução à sala da Polícia Federal no aeroporto.
Posteriormente, ele foi levado à sede da PF em Lagoa Nova, onde exames preliminares confirmaram a presença de cocaína nos frascos apreendidos. Em depoimento, o suspeito alegou ter recebido a mala com a droga de um desconhecido em Ponta Negra, Zona Sul de Natal. Segundo ele, estava apenas cumprindo um favor para uma pessoa que conheceu através de um aplicativo de relacionamento, e que a mala deveria ser levada até Lisboa, Portugal. O homem foi indiciado por tráfico internacional de drogas, passou por exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e permanece sob custódia na Superintendência da Polícia Federal, aguardando a decisão judicial.
SEGUNDA APREENSÃO
No domingo (18), a Polícia Federal realizou outra apreensão significativa no mesmo aeroporto. Uma mulher, também espanhola, de 25 anos, foi detida com 12,5 litros de cocaína diluída em shampoo e creme para cabelo, escondidos em sua mala. A suspeita foi levada à sede da PF, onde foi autuada em flagrante. O exame preliminar confirmou a presença de cocaína misturada aos produtos de higiene.
Em depoimento, a mulher revelou que foi contratada por um desconhecido para transportar a droga do Peru para a Espanha, com um pagamento prometido de 13 mil euros. Ela afirmou que as passagens e hospedagem foram custeadas pelo contratante, e que o pagamento seria feito na entrega da droga na Espanha. A mala com a substância teria sido entregue a ela na cidade de Piura, no Peru. Antes de chegar a Natal, a mulher também passou por São Paulo.
AÇÕES DA PF EM 2024
As recentes apreensões são parte de uma série de operações bem-sucedidas da Polícia Federal. Em 2024, já foram apreendidos aproximadamente 40 kg de cocaína e maconha no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, resultando na prisão de sete indivíduos envolvidos com o tráfico de drogas.