O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quarta-feira (16), de um evento em Natal, no Rio Grande do Norte, onde foram anunciados investimentos do Governo Federal em diversas áreas. A cerimônia ocorreu no Auditório da Escola de Governo do Estado.
Entre os anúncios, o Banco do Nordeste (BNB) confirmou a liberação de R$ 327,5 milhões para obras de saneamento da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), beneficiando cerca de 1,3 milhão de pessoas em cidades como Natal, Apodi, Assú, Parnamirim e São Paulo do Potengi. O financiamento, que se dará por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), incluirá a linha FNE Verde, focada em projetos de sustentabilidade, como o saneamento básico.
As obras, com previsão de três anos de duração, deverão criar dois mil empregos diretos e cerca de 20 mil temporários. O financiamento cobrirá tanto a infraestrutura quanto a compra de equipamentos, com um prazo de 24 anos para quitação, incluindo quatro anos de carência.
Durante o evento, outros anúncios foram feitos, como novas licitações e assinaturas de portarias pelos ministérios das Cidades, Portos e Aeroportos, Transportes e Desenvolvimento e Assistência Social, evidenciando o compromisso do governo com o desenvolvimento regional.
Além do presidente, estiveram presentes no evento a primeira-dama Janja, o presidente do BNB, Paulo Câmara, e diversos ministros, como Camilo Santana, Márcio Macedo e Renan Filho, além de deputados e outras autoridades locais.
No período da noite, Lula participou de um comício político em apoio à candidatura de Natália Bonavides à prefeitura de Natal, discursando para apoiadores na Zona Norte da cidade.