A Emater-RN segue com atividades para capacitação dos seus técnicos das regiões de Mossoró, Pau dos Ferros e Umarizal, além das prefeituras dessas localidades, o Centro Terra Viva e a Cooperativa Terra Livre, para o avanço do Projeto Algodão Agroecológico Potiguar. Desta vez, foi realizado um encontro entre os dias 24 e 25 de novembro para apresentar detalhadamente o plano de manejo orgânico e orientar o preenchimento do cadastro do agricultor.
A atividade contou com a participação do engenheiro agrônomo da EMPAER-PB, Vlamink Saraiva, facilitador do espaço de formação sobre a importância dos extensionistas rurais para a sociedade, e também sobre Plano de Manejo Orgânico do Algodão. Na atividade, estiveram presentes 21 participantes dos municípios de Pilões, Venha Ver, Baraúna, Mossoró, Grossos, Pau dos Ferros, José da Penha, Francisco Dantas, João Dias, Marcelino Vieira.
Como parte do processo de formação, foi oferecida uma atividade prática, com visita técnica a uma propriedade no Sítio Senegal, em Mossoró, pertencente à dona Ivaneide e seu Edson, ambos cadastros no Projeto Algodão Agroecológico. Nessa oportunidade, foi realizado o diagnóstico voltado para avaliação da propriedade para receber o selo de orgânico e conformidade.
Na ocasião, também foi elaborado o plano de manejo do algodão agroecológico da área a ser cultivada. Dona Neidinha, como é conhecida na comunidade, que além de agricultora também é artesã, relatou que vê uma grande oportunidade do cultivo do algodão em consórcio com feijão.
O Projeto de Algodão Agroecológico é uma ação do Governo do Estado, através da Sedraf e Emater-RN, com a colaboração de ONGs que já atuam com a atividade, como o Instituto Casaca de Couro, Diaconia e Justa Trama. O projeto iniciará no Rio Grande do Norte em 20 municípios.