A Orby, incubada na Tecnatus, venceu o HackBrazil 2023, competição anual de iniciativa da Brazil Conference at Havard and MIT e cujo intuito é desenvolver startups que resolvam grandes problemas brasileiros através de ideias inovadoras e empreendedoras. O resultado foi divulgado na semana passada em Boston, nos Estados Unidos, e foi alcançado com a apresentação do Audionics, um aparelho de amplificação sonora audiovisual (AASI).
A tecnologia tem como característica oferecer conectividade, tratamento e clareza do som para a vida cotidiana e proporciona uma experiência auditiva que devolve autonomia e qualidade de vida aos usuários. CEO da empresa, Maria Eduarda Franklin pontua que o Audionics permite realizar a filtragem de ruídos em ambientes desafiadores para escuta, o que não é suportado pela maioria dos aparelhos vendidos no Brasil. “Dessa forma, oferecendo conectividade, tratamento e clareza do som para a vida cotidiana e proporcionando uma experiência auditiva que devolve autonomia e qualidade de vida aos usuários”, frisa.
Única representante do Nordeste, a Orby foi fundada por Maria Eduarda Franklin, Aldrén Martins, e Kalynda Gomes, respectivamente mestre em Neuroengenharia, Engenheiro Biomédico e Designer. Eles explicam que o Audionics é integrado a um aplicativo mobile para ajuste automático dos parâmetros sonoros e embarcado com uma inteligência artificial. “Um aparelho que antes precisava ser parametrizado manualmente hoje é ajustado via aplicativo. Assim, o usuário passa a ganhar mais agilidade para ter uma vida realmente mais rápida, mais confortável, aumentando a qualidade de vida”, frisou Eduarda Franklin.
Aldrén Martins, CPO da Orby, acrescenta que a ideia possibilita automatizar e integrar processos médicos para proporcionar uma experiência diferenciada. “Dispomos de tecnologia própria e oferecemos plataformas de software que integram terapias cientificamente comprovadas à gestão de processos, reunindo tudo em um só lugar, gerando velocidade, escalabilidade e precisão” salienta. Por sua vez, Kalynda Gomes identifica que tudo isso é feito com interfaces únicas e intuitivas, nas quais os pacientes e as instituições de saúde podem gerenciar e armazenar dados clínicos e protocolos médicos, simplificando as operações manuais.
A nona edição da conferência ocorreu em Boston, nos Estados Unidos, entre os dias 31/03 e 01/04 e, na última fase da Competição, cinco equipes selecionadas apresentaram seus pitches finais. Os três integrantes da Orby ressaltaram que alcançar a final do HackBrazil é por si só uma grande conquista, por abrir portas para o empreendedorismo global, uma vez que contam com grandes expoentes do mercado e poder emergir na cultura de alto desempenho nos Estados Unidos. Além de uma premiação de 75 mil reais, a empresa vencedora ganhou o direito de uma viagem para Boston para participar da BC 2023 com custo zero, networking com pesquisadores, palestrantes e empresas presentes na conferência, visibilidade para sua linha de pesquisa durante a conferência e um tour guiado por Harvard e MIT realizado por estudantes brasileiros das instituições.
Incubadora
A Tecnatus, que abriga a Orby, é uma incubadora de empresas que apoia o empreendedorismo, a inovação e a geração de novos negócios. Situada no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), oferece orientação para a criação e desenvolvimento de empreendimentos inovadores de base tecnológica nas áreas de Engenharia, Química e Ciências Exatas e da Terra.