Cinquenta moradores de Natal e Parnamirim vão poder monitorar, em tempo real, o consumo de energia elétrica das residências nas quais residem nos próximos meses. A iniciativa inédita faz parte de um projeto-piloto da Superintendência de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que vai instalar gratuitamente um equipamento que permite acompanhar, por meio de um aplicativo e de um site, o gasto de cada eletrodoméstico da residência, revelar os “vilões”, mostrar os dias e horários de maior consumo, apresentar orientações de economia de energia em tempo real e fazer uma estimativa do valor da próxima conta de luz.
Para participar do projeto-piloto, os interessados nesses dois municípios devem estar adimplentes com a distribuidora, possuir ligação bi ou trifásicas com consumo mínimo de 200 kWh/mês (essa informação está disponível na fatura de energia) e ter um bom sinal de wi-fi que cubra a área onde será instalado o equipamento (medidor). As inscrições para seleção dos interessados em participar do projeto estão abertas no site www.meuconsumoneoenergia.com e serão realizadas por lotes, até o preenchimento das vagas. Depois de encerrados os lotes, os interessados ainda poderão cadastrar contatos no site para notificação da data de abertura de novas vagas.
“Esse projeto foi desenvolvido para que os clientes possam se conscientizar sobre o consumo de energia elétrica, contribuindo com a redução do desperdício. O uso de equipamentos mais eficientes e a mudança de hábitos na sua utilização pode reduzir o valor da conta de energia”, destaca a superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.
De acordo com Daniel Sarmento, supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern, o projeto piloto consiste em uma solução baseada em software e hardware utilizada como uma ferramenta educativa, focada em feedbacks mensais, semanais e diários para proporcionar conteúdo sobre eficiência energética. “Ele vai dar alertas e dicas, capacitando nossos consumidores com melhores práticas de eficientização do consumo”, explica.
Como funciona o projeto
O sistema funciona da seguinte maneira: através de um equipamento instalado no medidor de energia da unidade consumidora conectado à internet do cliente, os dados elétricos são disponibilizados para uma plataforma em nuvem que, por meio de interface web e mobile, fornece ao usuário informações detalhadas como horário de maior consumo, segregação do consumo de alguns equipamentos (refrigeradores, chuveiro elétrico e ar-condicionado), projeção do valor da próxima fatura, entre outras funções. Em paralelo, dicas e alertas também serão enviadas através de mensagens por e-mail e rede social para os clientes cadastrados.
Isso significa dizer que o usuário poderá saber a previsão e custo de sua conta, gastos inesperados de forma antecipada – evitando sobressaltos – quais os equipamentos com maior consumo de energia, os dias e horários da semana que há maior consumo de energia e, desta forma, poderá promover mudanças de hábitos no consumo.
Benefícios de participar
• O aplicativo fornecerá informações em tempo real do consumo de energia elétrica e/ou geração de energia da unidade consumidora;
• Emitirá alertas educativos customizados quanto ao uso da energia;
• Identificará e mostrará ao usuário os equipamentos que mais consomem energia (os “vilões”);
• Indicará aos usuários qual o período do dia em que se dá o maior consumo de energia;
• Sensibilizará os usuários da plataforma sobre a importância dos conceitos de eficiência energética e consumo consciente;
• Previsão e custo de sua conta.