O esquema de segurança para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2023), que ocorrem nos dias 5 e 12 deste mês, contará com 700 policiais militares no Rio Grande do Norte. Serão dois para cada um dos 266 locais de provas e mais um efetivo extra para atuar exclusivamente na escolta e fiscalização.
Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), as escoltas das provas para os locais de aplicação serão iniciadas às 6h30 do domingo, dia 5. A partir de 11h, portanto uma hora antes da abertura dos portões, todos os policiais escalados para atuarem na segurança do ENEM já estarão a postos em seus respectivos postos.
O policiamento permanecerá nos locais de provas até a chamada operação reversa, que acontece com a coleta das provas pelos Correios, que também ocorrerá com a escolta da Polícia Militar.
Além do policiamento ostensivo e preventivo nas ruas, a SESED já preparou o Gabinete de Gestão Integrado (GGI) para receber os diversos órgãos envolvidos no ENEM. A sala funciona na sede da própria secretaria, na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado.
No Rio Grande do Norte, a coordenação operacional da segurança do ENEM é feita pelo coronel PM Josemário Xavier.
“O aluno pode fazer a prova com toda tranquilidade que a segurança será reforçada em todos os locais de provas e principais corredores”, ressalta o titular da SESED, coronel Francisco Araújo.