A exposição “Pretitude, Arte e Orgulho: Adupé-Lewô-Olorun” está em exibição no Campus Natal – Cidade Alta do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A mostra, que acontece das 8 às 18h, no hall do Campus, vai até o dia 7 de junho. A entrada é gratuita e tem classificação indicativa para públicos de qualquer faixa etária.
Com o objetivo de valorizar, produzir e reconhecer a cultura afrodescendente no estado do Rio Grande do Norte, a exposição faz parte do projeto de extensão “Ateliê a Céu Aberto: a transdisciplinaridade em artes visuais”. A exibição reúne um conjunto de obras criadas pelos artistas participantes do projeto em 2022, que abordam a beleza, força e resistência da cultura afro-brasileira.
O evento é resultado do trabalho da Coordenação do Ateliê a Céu Aberto e dos acadêmicos do quinto período do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural. A mostra é uma oportunidade de conhecer e apreciar a riqueza e a complexidade da construção da história e da arte negra brasileira e potiguar.
A exposição carrega no título uma expressão em yoruba que significa “dar graças a Deus por ter conservado minha vida e a minha saúde até hoje”. Com o título, é celebrada a diversidade de perspectivas e linguagens que cada artista desenvolveu para expressar sua visão sobre a cultura afrodescendente.