Faltam 50 dias para a primeira corrida da temporada 2022 da Fórmula 1. Dia 20 de março, os novos carros da maior categoria do automobilismo mundial vão acelerar muito na pista do Circuito Internacional do Bahrein.
Com um novo carro, novos pilotos e pilotos mudando de equipe, veja tudo o que você precisa saber sobre a temporada 2022 da F1:
Quem trocou de equipe?
Uma das principais mudanças de pilotos no grid de 2022 da Fórmula 1 é a ida de Goerge Russell, que deixou a Williams e agora é parceiro de equipe de Lewis Hamilton na Mercedes.
Ex-companheiro de Hamilton, Valtteri Bottas não renovou com a Mercedes e acertou com a Alfa Romeo.
Quem deixou a F1 em 2022?
Os dois pilotos da Alfa Romeo, Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi, deixaram a Fórmula 1. Räikkönen anunciou a sua aposentadoria ainda em 2021 e o campeão de 2007 deixou, definitivamente, a categoria após 18 anos.
Já Giovinazzi não teve seu contrato renovado com a equipe suíça e vai correr na Fórmula E pela Dragon / Penske Autosport em 2022.
Quem chega na F1 em 2022?
O grid da Fórmula 1 vai contar com um retorno em 2022. O piloto tailandês Alexander Albon vai ter mais uma chance na categoria. Com passagens por Toro Rosso (2019) e Red Bull Racing (2019/20), Albon ficou de fora da F1 em 2021 e em 2022 vai correr pela Williams, ao lado de Nicholas Latifi.
2022 também vai marcar uma estreia na Fórmula 1. Pela primeira vez na história, a categoria vai ter um piloto chinês em seu grid. Se trata do piloto Guanyu Zhou, de apenas 22 anos, que vai correr pela Alfa Romeo.
Então, como ficou o grid da Fórmula 1? Confira:
Max Verstappen / Sergio Pérez (Red Bull Racing)
Lewis Hamilton / Goerge Russell (Mercedes)
Charles Leclerc / Carloz Sainz (Ferrari)
Lando Norris / Daniel Ricciardo (McLaren)
Esteban Ocon / Fernando Alonso (Alpine)
Pierre Gasly / Yuki Tsunoda (Alpha Tauri)
Lance Stroll / Sebastian Vettel (Aston Martin)
Mick Schumacher / Nikita Mazepin (Haas)
Nicholas Latifi / Alexander Albon (Williams)
Valtteri Bottas / Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
Mudanças no calendário da F1
Com recorde de corridas, o calendário da Fórmula 1 em 2022 será composto por 23 etapas e estreia no dia 20 de março, com o Grande Prêmio do Bahrein.
Uma das novidades é a confirmação de mais uma corrida nos Estados Unidos. Além do Grande Prêmio de Austin, agora a F1 anuncia o novo Grande Prêmio de Miami, que será realizado no complexo Hard Rock Stadium em maio de 2022.
Austrália, Canadá, Singapura e Japão, que ficaram de fora da temporada 2021, voltam ao calendário da Fórmula 1 e o Grande Prêmio de Ímola, na Itália, também foi mantido.
No Brasil, a Fórmula 1 chega com o Grande Prêmio de São Paulo, que vai acontecer entre os dias 11 e 13 de novembro, no Autódromo de Interlagos.
Novo carro da F1
A Fórmula 1 terá um novo carro em 2022, algo que, além de um novo visual, promete proporcionar novas emoções nas pistas
Uma das mudanças será no tamanho dos pneus, que serão maiores. Se em 2021 o tamanho era de 13 polegadas, em 2022 os pneus são de 18 polegadas. Algo que também vai ajudar a redirecionar o ar turbulento para longe das asas do carro.
A segurança também será maior nos carros. Tentando minimizar o número de incidentes graves e, principalmente, fatais, os chassis utilizados em 2022 serão mais robustos e capazes de absorverem 48% mais impacto em uma batida frontal e 15% na traseira.
O nariz mais longo e largo também deve ajudar a dissipar a força de uma colisão, bem como os pneus maiores.