Após um mês de férias, a F1 retorna aos trabalhos neste fim de semana com o GP da Bélgica. A etapa, uma das mais tradicionais do calendário, também é repleta de curiosidades. A começar pelo troféu desse ano, que foi feito com madeira, água e asfalto do circuito de Spa-Francorchamps. Confira essa e outras curiosidades da pista que está na Fórmula 1 desde 1950.
1 – O troféu do GP da Bélgica de 2022 foi feito por um artista local com madeira de uma árvore de carvalho que fica perto da pista. A peça é feita com água da Eau Rouge, um rio que passa pela curva que leva o mesmo nome, e com asfalto usado nos anos 1990 na mesma curva.
2 – O GP da Bélgica de 2022 será o 67º da história. E será o 55º no circuito de Spa-Francorchamps, na F1 desde 1950. Outras dez corridas foram realizada em Zolder, de 1973 a 1984, e duas em Nivelles, em 1972 e 1974.
3 – Inclusive, com as 54 corridas disputadas até aqui, Spa-Francorchamps é o quarto circuito mais usado na história da Fórmula 1. Perde apenas para Monza (71 corridas), Monte Carlo (68) e Silverstone (57).
4 – Michael Schumacher é o maior vencedor do GP da Bélgica, com 6 triunfos. Ayrton Senna aparece no segundo lugar, com 5 vitórias. Jim Clark, Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton figuram no terceiro lugar da lista, com 4 primeiros lugares cada.
5 – É o palco da famosa curva Eau Rouge (água vermelha, em tradução livre), que recebe esse nome por causa do pequeno rio que passa por baixo da área. O local eecebe esse nome por causa das pedras e da margem avermelhada.
6 – É a pista mais longa de todo o calendário da F1, com 7,004 km de comprimento.
7 – O circuito passou por diversas obras em 2021, que incluem as extensões das áreas de escape entre as curvas Eau Rouge e Radillion, além do retorno das caixas de brita nas curvas Pouhon (curva 10) e La Source (curva 1).
8 – Além do maior comprimento, o circuito de Spa-Francorchamps é a pista com maior diferença em elevação, com 102,2m de diferença entre o ponto mais alto e o mais baixo.
9 – Foi palco da corrida mais curta da história da Fórmula 1, realizada em 2021. A prova teve oficialmente apenas uma volta, desbancando uma marca que durou 30 anos, desde o GP da Austrália de 1991, vencido por Ayrton Senna após 14 voltas e também encerrado por causa da chuva.
10 – Lewis Hamilton é o piloto que largou da pole position no GP da Bélgica, garantindo o lugar de honra em seis oportunidades. Quem chega mais perto é Juan Manuel Fangio, com 4 poles. Do grid atual, Hamilton é o único a ter mais de uma pole. Além dele, Max Verstappen, Sebastian Vettel e Charles Leclerc têm uma pole cada.
Band