A governadora Fátima Bezerra e o vice-governador Walter Alves tomaram posse neste domingo (01) no exercício dos mandatos. Fátima vai exercer o segundo mandato consecutivo após ser eleita em primeiro turno no pleito do dia 02 de outubro último. O novo mandato é para o período 2023-2026.
No ato de posse, no plenário da Assembleia Legislativa, a governadora agradeceu a confiança do povo potiguar ao reconduzi-la ao cargo, lembrou as dificuldades enfrentadas na primeira gestão, como a grave crise financeira e fiscal, a fase aguda da pandemia da covid-19, mas com a superação destes graves problemas “agora precisamos corrigir o que precisa ser corrigido e avançar com determinação no que está dando certo para consolidarmos novas conquistas.”
Ela acrescentou que “o novo governo federal que também toma posse hoje nos dá confiança de fazer uma segunda gestão ainda melhor pelo fato de, pela primeira vez na história, passarmos a ter um governo democrático e popular à frente do Estado e da nação. Honraremos esta oportunidade”.
Fátima Bezerra enfatizou que o fato de tomar posse no plenário da Assembleia Legislativa “neste momento histórico do país, tem o significado do respeito ao direito do povo escolher seus representantes. Vou governar para todos os potiguares, independente de divergências políticas e livre de ódios e ressentimentos. Não farei aquilo de que fomos vítimas no primeiro mandato, tratar adversários como inimigos”.
Em sua segunda gestão, a governadora disse que manterá uma equipe de secretários de elevado espírito público, capacidade técnica e sensibilidade social. “Ética, honestidade, disposição e compromisso para servir ao povo do RN não vão faltar. Sob minha liderança, trabalharão ouvindo a sociedade civil organizada através das representações do empresariado, dos trabalhadores, atento às manifestações do povo e dos movimentos sociais, sempre comprometidos com o equilíbrio fiscal das receitas e despesas do Estado”.
Ampliar a capacidade de investimentos e fortalecer as políticas sociais e as infraestruturas hidríca e rodoviária, fomentando o desenvolvimento e a interiorização do turismo, fortalecer o SUS, a segurança pública, as energias renováveis e a educação são compromissos reafirmados pela chefe do Executivo no discurso de posse.
“Nosso governo vai se dedicar em garantir a educação pública, gratuita e de qualidade a que o povo tem direito. Com o apoio do Governo Federal, vamos duplicar a BR-304, entregar a Barragem de Oiticica e realizar duas obras essenciais para completar o ciclo de segurança hídrica para o Rio Grande do Norte que são o sistema adutor do Seridó e a entrega do Ramal Apodi-Mossoró, o que se traduz sem dúvida, também, em promoção do desenvolvimento”, reforçou a governadora.
Fátima também disse que a exemplo do primeiro mandato, o compromisso dela é governar para todos, sem esquecer dos que mais precisam. “Coragem, disposição, seriedade e responsabilidade são as nossas armas para enfrentar as dificuldades. Queremos um governo transformador e o faremos pelo diálogo e trabalho incessantes. Darei o meu melhor para honrar a confiança do povo.”
DECLARAÇÕES
Vice-governador Walter Alves: “É um momento de emoção, de alegria, de satisfação dessa nova missão que o povo do Rio Grande do Norte nos incumbiu de, ao lado da nossa governadora Fátima Bezerra, fazer, se Deus quiser, um grande governo em parceria com o Governo Federal”.
Secretário Chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves:
“Agora começa a nova fase do governo da professora Fátima. A expectativa é grande porque os primeiros quatro anos foram tempos de reconstrução do nosso estado, agora vamos trazer mais desenvolvimento”.
Líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Francisco Medeiros (Francisco do PT): “Expectativas muito boas, até porque nós teremos uma conjunção de fatores favoráveis com a posse também do novo Governo Federal. Estamos na expectativa de que viveremos um segundo governo bem melhor do que o primeiro em razão de todas as dificuldades que a governadora enfrentou para reorganizar o Estado”.
Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira: “Satisfação muito grande poder dar posse à governadora Fátima Bezerra. Uma governadora de origem popular, que se emocionou e emocionou a todos nós. Tem uma bela carreira política, se reelegeu no primeiro turno porque tem da população a confiança e a certeza de que o Estado está entregue em boas mãos. Tenho certeza de que agora, na parceria com o governo federal com o governo do Estado, teremos, sem dúvida nenhuma, um Rio Grande do Norte cada vez mais forte e cada vez melhor.”
Deputada estadual Isolda Dantas: “As expectativas são as melhores e com todas as condições para que se realizem. Estamos tendo, pela primeira vez, um governo do Rio Grande do Norte democrático e popular, e também, em nível federal. Fátima tem compromisso com o desenvolvimento do RN. A Casa está arrumada, a Assembleia contribui e continuará contribuindo para que o novo governo possa avançar cada vez mais”.
Prefeito de Natal, Álvaro Dias: “Apesar de termos pensamentos muitas vezes divergentes ideologicamente, convergimos quando o interesse principal é o bem-estar da população, da coletividade. Acredito que vamos convergir para pensar em conjunto, tentar encontrar formas para solucionar os problemas da população”
À solenidade de posse compareceram autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estadual e federal, representantes das forças armadas, prefeitos, vereadores e familiares.