O artesanato potiguar se consolida como fonte de renda para famílias que buscam melhorias nas condições socioeconômicas e tem grande relevância para o município e para o turismo local. Com o intuito de ampliar espaços e promover a inserção do artesanato no consumo local, a Prefeitura do Natal, numa ação integrada das Secretarias Municipais do Trabalho e Assistência Social (Semtas) e do Turismo, com apoio da guarda municipal, Semsur e STTU, promove a primeira edição da Feira de Artesanato Itinerante, que acontece na av. Praia de Ponta Negra, desde essa sexta-feira (25).
A feira segue até este domingo, 27, com funcionamento das 16h às 20h. “Nosso papel na Semtas é incentivar e fomentar o artesanato local e o empreendedorismo em todas as regiões da cidade. A Feira de Artesanato Itinerante é uma iniciativa que tem valor econômico, social e cultural. Estamos muito felizes com esse trabalho, pois ele demonstra a preocupação da atual gestão com os territórios criativos”, destacou o titular da Semtas, Adjuto Dias.
O objetivo principal da feira é valorizar o trabalho dos artesãos locais da economia solidária com uma nova oportunidade de trabalho e renda e fomentar o turismo da região. Será um excelente ponto de encontro para às famílias natalenses e para turistas que buscam opções de lembranças exclusivas e criativas. Essa é a primeira vez que uma feira de artesanato é montada em uma das avenidas mais movimentadas por turistas do município.
A população sente falta de ações dessa natureza e a Prefeitura do Natal está, cada vez mais, incentivando, executando e fomentando políticas públicas que valorizam a cultura local, promovem a geração de emprego, renda, movimentam a economia e fazem com que natalenses e turistas tenham opções de lazer.
Entre o consumo de artigos e peças estão bolsas, crochês, bordados, trabalhos em ferro, madeiras e pinturas, com a arte e a cultura nordestina refletida em diversos produtos.
Feira itinerante
A Feira Itinerante em sua primeira edição promete divulgar e tornar visível a produção do artesanato do local viabilizando o contato direto entre artesão e o consumidor. Contribuindo para o turismo, a economia da cidade e a promoção do artesanato potiguar. A feira contará com a participação de 75 artesãos divididos nos três dias de evento.