O ano letivo de 2020 praticamente se iniciou e terminou na pandemia da Covid-19. As crianças que não tiveram o calendário interrompido em virtude da quarentena estão entrando de férias, e os pais novamente se veem pensando em novas atividades e rotinas. Mas o que fazer neste período?
O pedagogo Isac Melo, coordenador escolar no Núcleo Desenvolve, orienta que é preciso planejar para que as férias não se tornem cansativas para as famílias. “É importante organizar uma rotina, propondo momentos de atividades em família, cuidados com a saúde, lazer e até retomada de alguns estudos”, afirma.
As férias são, sem dúvida, um dos momentos mais esperados pelas crianças, e é necessário que exista um tempo para descansar. No entanto, de acordo com Isac, também podem ser aproveitadas para estudar. “Aprender um pouco todos os dias traz benefícios para as crianças, ajuda a não perder o ritmo de estudos e prepará-las para um retorno mais tranquilo à escola”, diz.
“Vale salientar que estudar não precisa ser chato e cansativo e que cada pai pode encontrar a melhor maneira de incentivar seu filho”, acrescenta o pedagogo. “Este resgate de alguns conteúdos pode ser feito de maneira mais lúdica, para que a criança não relacione o momento das férias a um momento de aula”.
Durante a pandemia, é importante que os pais redobrem os cuidados com a saúde dos pequenos. Em um contexto de diminuição das viagens, por exemplo, é interessante planejar momentos de lazer em casa. “É possível transformar o espaço doméstico em espaço de lazer para que as crianças brinquem e sintam-se à vontade”.
Como sugestões de atividades para serem realizadas durante as férias, Isac destaca as tradicionais leituras literárias, jogos, brincadeiras e filmes. “Dependendo de como estejam as medidas em sua cidade, uma outra alternativa é ir a parques e praças ao ar livre com os pequenos, conversando previamente sobre o que é e não é permitido”, completa.