A tradicional Festa do Boi chega à sua 63ª edição com abertura oficial marcada para esta sexta-feira (10), às 18h, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A cerimônia de lançamento contará com a presença de autoridades estaduais, municipais, empresários e representantes do setor agropecuário. Considerada a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste, a Festa do Boi 2025 deve atrair cerca de 500 mil visitantes ao longo de seus oito dias de programação.
Promovido pela Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (ANORC), em parceria com o Governo do Estado, o evento segue até 18 de outubro com uma ampla agenda de atividades que incluem exposições e venda de animais, leilões, palestras técnicas, shows musicais, espaço gastronômico e uma grande área de negócios. Segundo Matheus França, presidente da ANORC, o evento é uma ponte entre os setores rural e urbano. “A Festa do Boi é o grande encontro do agronegócio potiguar. É o momento em que o campo e a cidade se unem para celebrar resultados, promover conhecimento e impulsionar o desenvolvimento do setor”, destacou.
Um dos grandes destaques deste ano será a cobertura especial da Band RN, que prepara uma programação intensa durante todo o evento. A emissora transmitirá entradas ao vivo direto do Parque Aristófanes Fernandes, além de reportagens especiais e uma edição temática do AgroBand Especial. No dia 17 de outubro, os programas Band Mulher e Band Cidade também serão exibidos diretamente da Festa do Boi, trazendo entrevistas, bastidores e novidades do evento.
A estrutura da feira já está em pleno funcionamento desde o início da semana. A previsão é de que aproximadamente 3 mil animais estejam em exposição, sendo 1.400 bovinos e mais de 1.000 ovinos e caprinos, oriundos de diversos estados do Brasil. A expectativa da organização é de movimentar cerca de R$ 85 milhões em negócios, consolidando a feira como um espaço estratégico para a pecuária potiguar e nacional. Neste ano, o shopping de animais – modalidade em que os animais são vendidos a preço fixo, sem leilão – volta como uma das principais apostas para dinamizar as vendas.
Além das melhorias estruturais no parque, como requalificação do estacionamento e modernização dos espaços de circulação, a edição de 2025 da Festa do Boi acontece em um cenário otimista para o setor. O Brasil foi recentemente reconhecido como país livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o que valoriza os rebanhos potiguares. “Isso agrega muito valor para nossas cabeças de gado (…) já que nosso rebanho, apesar de pequeno, é muito forte em seleção e que os outros estados fazem questão de vir aqui adquirir essa genética”, ressaltou Matheus França.