Os nove estados do Nordeste deixaram de realizar, pelo segundo ano consecutivo, as festas juninas que foram suspensas por causa da pandemia. Além disso, a população não pôde viajar neste período por causa, inclusive, da suspensão do transporte intermunicipal rodoviário e hidroviário em alguns estados.
Por isso, o público buscou diferentes maneiras de manter e comemorar suas tradições na festa dos sotaques, da alegria e das comidas típicas, e ficou em casa, sem aglomeração.
O papel do entretenimento e TV na pandemia
A televisão tem cumprido um papel social importante nesse período, levando entretenimento, distração e informação para milhões de famílias em todo o país. Segundo um levantamento da Kantar IBOPE, o tempo de consumo de televisão no Brasil durante o período de quarentena da pandemia aumentou 1 hora e 20 minutos de média na frente das telas. Ao total, o tempo chega agora a 7 horas e 54 minutos por dia.
A SKY, presente em 100% dos municípios do Brasil, leva diversão para mais de 4 milhões de brasileiros todos os dias. Nesse cenário, as marcas precisam criar conexões reais com as pessoas, e, no caso da SKY, a colaboração também vem através do apoio e valorização da cultura nacional.
“A SKY sempre valorizou as manifestações populares com o objetivo de contribuir para a preservação da cultura brasileira. Estivemos, por anos, presentes em vários São João do Nordeste – celebrações de suma importância para a identidade do brasileiro. Porém, este ano, assim como o passado, tivemos que buscar alternativas que nos ajudassem a continuar apoiando as tradições, mas ao mesmo tempo incentivando as pessoas a ficarem em casa. O caminho, então, foi apostar ainda mais na curadoria e diversificação de nossos conteúdos, oferecendo um cardápio variado de títulos que com certeza irão divertir a família toda”, explica a diretora de Marketing da empresa, Bianca Maksud.
Na TV, pelo desktop ou celular, clientes SKY acessaram receitas imperdíveis para entrar no clima das festas de São João: através do SKY Play, plataforma de vídeo sob demanda da operadora, estão disponíveis episódios temáticos de Tempero de Família, com Rodrigo Hilbert, Cozinha Prática, com Rita Lobo – ambos da GNT, e do reality Cozinheiros vs Amadores, do Discovery H&H.
A companhia também fechou parceria com a Band do Nordeste, patrocinando a transmissão que levou a alegria das músicas e festejos do São João para as pessoas, com carros estilizados, em tours pelas principais cidades da região. A cobertura foi transmitida em programas especiais do canal, trazendo diversão segura dentro de casa, com a cultura e tradição local.
Origem do São João
Segundo historiadores, durante o período colonial a celebração foi trazida para o Brasil pelos portugueses, sendo uma homenagem a São João Batista, primo de Jesus Cristo. Conforme a crença popular, Maria, mãe de Jesus, e Isabel, mãe de João Batista, fizeram um acordo. Quem tivesse o primeiro filho acenderia uma fogueira à porta de casa. No mesmo período do nascimento do santo católico também coincidiria com o solstício de verão (inverno na América do Sul) quando as populações do campo festejavam a proximidade das colheitas e, para afastar os ‘demônios’, faziam sacrifícios acendendo fogueiras.
Ao longo dos anos, outras tradições juninas foram sendo incorporadas. A tradição das quadrilhas, por exemplo, foi influência portuguesa dos corridinhos, uma dança típica cujos passos se assemelham à quadrilha. Mas, principalmente no Nordeste, a culinária junina é essencialmente brasileira. Em Portugal, outros dois santos católicos populares são celebrados nesta mesma época. São Pedro e São Paulo, dia 29, e Santo Antônio, dia 13. As festas dos três santos populares marcam o início das festas católicas por todo o país.