No dia 3 de agosto, a comunidade quilombola de Capoeiras, em Macaíba/RN, na Grande Natal, será palco de uma série de atividades culturais e educativas promovidas pelo Festival URBANOCINE. O evento oferecerá oficinas de pintura e fotografia, além de uma Mostra Cultural e exibição de filmes com entrada gratuita, visando enriquecer culturalmente a região e proporcionar um espaço de expressão artística aos moradores locais.
O URBANOCINE é um projeto que utiliza o cinema como uma ferramenta poderosa de transformação social. Desde a sua criação, há 11 anos, o festival tem se dedicado a estimular debates sobre questões sociais, geográficas e identitárias nos territórios que abrange. “É uma satisfação muito grande realizar o URBANOCINE, um projeto que já experimentou diversas abordagens ao longo desses anos, mas onde cada iniciativa é única e surpreendente. Vamos aprendendo coisas novas e conhecendo mais o povo potiguar”, afirma Gustavo Guedes, idealizador do projeto.
A etapa anterior do projeto ocorreu na comunidade indígena Lagoa do Tapará, onde a população local teve a oportunidade de desenvolver expressões artísticas de sua identidade. “Foi extremamente interessante, pois a população conseguiu desenvolver expressões artísticas de sua identidade, o que foi muito enriquecedor”, comenta Gustavo. A iniciativa contou com apresentações de capoeira e uma mostra de filmes com curtas potiguares que dialogavam com a temática indígena do Rio Grande do Norte.
Na comunidade quilombola de Capoeiras, as atividades do URBANOCINE incluirão oficinas de pintura e fotografia. Rodrigo Sena, diretor audiovisual e experiente fotojornalista, ministrará a oficina de fotografia. Rodrigo é conhecido por seus curtas-metragens premiados, como “O Menino do Dente de Ouro” e “Cuscuz Peitinho”. A oficina de pintura será conduzida por Jane Gomes, artista visual e educadora da comunidade de Mãe Luíza, que tem se destacado por seu trabalho no projeto Esporte e Cultura no Arena do Morro.
A expectativa para a etapa em Capoeiras é alta. “Estamos indo para uma comunidade quilombola e teremos uma ação bastante integrativa e criativa. Vamos oferecer oficinas de pintura e fotografia, além de uma mostra cultural de talentos locais e a tradicional mostra de filmes. Estou bastante ansioso e espero que seja uma experiência maravilhosa”, destaca o idealizador Gustavo Guedes.
Nas próximas semanas, o URBANOCINE passará por Caicó e Natal, nos bairros Rocas e Mãe Luíza. As atividades serão parte de uma exposição em novembro, focada em identidade, cidadania e meio ambiente. O projeto é realizado pela Ilha Deserta, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Cultura do RN, Fundação José Augusto, Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia, com apoio da Lei Estadual Câmara Cascudo de incentivo à cultura.
Acompanhe o Festival
Para mais informações sobre as ações do URBANOCINE, acesse o perfil do Instagram @urbanocine e o site oficial do projeto: urbanocine.com.br.