A Filarmônica UFRN apresenta o IV Concerto Oficial neste sábado (26), pela Temporada 2023. Com entrada gratuita, o espetáculo acontece em duas sessões, às 18h e às 20h, no Auditório Onofre Lopes (Escola de Música da UFRN). Para garantir acesso, é necessário realizar reserva prévia dos ingressos pelo Sympla, que já se encontram disponíveis.
O concerto tem regência do maestro Bruno Bastos do Nascimento, professor de cadeira de regência e canto coral na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Nascimento possui grande experiência em ópera; atua como pianista, assistente e maestro em produções no Brasil, Estados Unidos e Itália. Recentemente, foi finalista em duas competições de regência em Viena (Áustria) e em Cascais (Portugal), sendo finalista e terceiro colocado respectivamente. O maestro é graduado em Regência pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), mestre em Regência de Orquestra pela Universidade de Missouri, Columbia (MU), e doutor em Regência de Orquestra pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). É membro imortal da Academia de Música do Amazonas, ocupando a cadeira nº 5.
E, para dividir a noite, a Filarmônica também tem a honra de receber o solista (piano), Markus Stange, nascido em Ludwigshafen, Alemanha. Estudou piano com Jürgen Uhde em Sttutgart, Roland Keller em Lübeck, Frantisek Rauch e Valentina Kamenikova em Praga. Sua atuação na Europa, América do Norte, Ásia e África inclui atividades como solista, camerista e correpetidor. Por mais de 20 anos integrou o Stuttgarter Klavierduo, e desde 2005 insere-se no Duo Yukito Naito & Markus Stange, e desde 2011 é membro do Ensamble Phorminx, sendo ainda membro fundador da formação de câmara Piano & Percussion. Além do repertório tradicional para piano, Markus Stange tem exercido intensas atividades no contexto da música contemporânea, colaborando com Karlheinz Stockhausen, György Ligeti, George Crumb, peter Eötvös, Adriana Hölszky e tantos outros compositores.
Na programação, Abertura Concertante (1940), de Morzat Camargo Guarnieri (1907-1993), conhecido como compositor essencialmente nacionalista, é um dos grandes nomes da música brasileira de concerto do século XX, ao lado de mestres como Villa-Lobos, Francisco Mignone e Guerra Peixe. A Abertura Concertante foi dedicada ao compositor norte americano Aaron Copland, e recebeu sua estreia em 1942 no Teatro Municipal de São Paulo, sob a regência do maestro João de Souza Lima. Guarnieri divide a abertura em três seguimentos ABA (lento, rápido, lento). A obra é repleta de elementos neoclássicos, rítmica e harmonias nacionais, além de estruturas claras e bem definidas.
Concerto para piano e orquestra No. 9 em Mi bemol K271 (1777), de W. Amadeus Mozart (1756-1791), considerado o primeiro de maior demanda para o solista. O concerto tem três movimentos distintos (I – Allegro, II- Andantino e III- Rondó, presto), e foi escrito para solista, cordas, um par de oboés, e um par de trompas. Em estilo galante, é repleto de passagens virtuosísticas, frases simétricas, e caráter brilhante.
Old Havana (2009), de Yalil Guerra (1973), compositor cubano, que tem escrito para uma grande variedade de instrumentos e formações musicais como orquestra sinfônica, orquestra de câmara, violão, voz, além de ter suas obras tocadas em diversas partes do mundo. Essa é uma de suas primeiras composições, originalmente feita para orquestra de cordas e dedicada ao seu mentor e amigo Aurélio de la Vega. A obra reflete as belezas de sua cidade natal e tem estilo chaconne, compasso ternário e é repleta de dissonâncias. Guerra escreveu uma versão sinfônica especialmente para sua estreia no Brasil sob a regência do maestro Bruno Nascimento e da Orquestra Sinfônica da UFRN.
E, para finalizar, Danzón No. 2 (1994), de Arturo Márquez (1950), um dos principais compositores mexicanos da atualidade. A obra é a mais famosa do ciclo, e tem ritmo dançante que muitas vezes se assemelha à habanera de Cuba e ao tango da Argentina; composta por inúmeras seções onde momentos de quietude contrapõem explosões frenéticas e vibrantes.
A Filarmônica UFRN conta com o patrocínio da CAURN – Caixa Assistencial Universitária do Rio Grande do Norte.
Serviço
Temporada 2023 – IV Concerto Oficial da Filarmônica UFRN
Quando: 26/08 (sábado)
Onde: Auditório Onofre Lopes (Escola de Música da UFRN)
Horário: 1º Sessão: 18h | 2° Sessão: 20h
Entrada: Gratuita | Reserva pelo Sympla –