Moradores de Nísia Floresta, Parnamirim, Macaíba, Goianinha, São José de Mipibu, Monte Alegre, Arês, Vera Cruz e Tibau do Sul terão a oportunidade de assistir o curta-metragem “Dionísia, Poema Além da Floresta” a partir desta quinta-feira (20). Dirigido por Nilson Eloy, o filme é inspirado na vida da escritora potiguar Nísia Floresta Brasileira Augusta (1810-1885), pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto, educadora, escritora e poetisa potiguar que foi pioneira no Brasil na luta pelos direitos das mulheres no século 19.
A exibição (confira dias, locais e horários abaixo) faz parte do “Nísia Floresta Vive”, um dos 24 projetos socioculturais apoiados pelo Instituto Neoenergia e pela Neoenergia Cosern por meio do edital Transformando Energia em Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultural Câmara Cascudo. A história se passa entre os anos de 1817 a 1824 e traz para o público uma Nísia pouco conhecida: a criança que, ao lado dos pais, aprendeu a amar e respeitar a todos, sem distinção; e a jovem que resolveu enfrentar valores impostos por uma sociedade preconceituosa e quebrar paradigmas comportamentais em nome da liberdade feminina.
Para Renata Chagas, diretora do Instituto Neoenergia, as ações do projeto aproximam o público da arte e são importantes para os valores defendido pela Neoenergia, especialmente o empoderamento feminino e a igualdade de gênero. “Ficamos felizes em apoiar iniciativas como essa, por meio do nosso edital Transformando Energia em Cultura, que são alinhadas com nossa atuação, sejam elas voltadas para a inclusão, equidade, diversidade, cultura de paz e valorização da cultura local”, ressalta.
As projeções e bate-papos, além de pequenas palestras sobre o uso seguro de energia elétrica, contarão com a presença do diretor do filme, Nilson Eloy e dos produtores, Davi Revoredo e Thalita Vaz, além de um ator do elenco e as pesquisadoras Monalisa Carrilho, Rejane Souza e Udymar Pessoa, que se revezarão nos encontros. Representantes da Neoenergia Cosern também estarão presentes na maioria das exibições.
Serão realizadas duas exibições na cidade de Nísia Floresta, onde Dionísia nasceu, e uma em cada um das outras oito cidades. O objetivo é disseminar entre a população quem foi a escritora, além de valorizar e fortalecer a cultura potiguar.
PROGRAMAÇÃO
20/04 (quinta-feira): às 9h30, na Escola Municipal Professora Terezinha da Silva Leite, em Nísia Floresta, e às 16h no Auditório da Secretaria de Educação de São José do Mipibu;
26/04 (quarta-feira): às 9h, no auditório do Hotel Pipa Atlântico, em Tibau do Sul, e às 14h na Casa de Cultura de Goianinha;
05/05 (sexta-feira): às 13h e às 15h, no Auditório da Escola Municipal Ascendina Lustosa, em Vera Cruz, e às 19h na Praça Pedro Alves, em Monte Alegre;
12/05 (sexta-feira): às 9h, no auditório da Prefeitura de Parnamirim, e às 15h30 no auditório da Escola Estadual Paulo Nobre, em Macaíba;
19/05 (sexta-feira): às 9h30, no auditório da Igreja Assembleia de Deus, em Arês, e à 15h30 na Escola Estadual Nísia Floresta, em Nísia Floresta.