As comemorações de Natal e Réveillon prometem aquecer a economia do Rio Grande do Norte. Segundo estudo do Instituto Fecomércio RN, o período deve movimentar cerca de R$ 1,81 bilhão no estado, divididos entre a compra de presentes (R$ 598,6 milhões), gastos com viagens (R$ 686,4 milhões) e confraternizações (R$ 524,7 milhões).
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, Marcelo Queiroz, destacou o otimismo com o cenário. “Cerca de 70% dos natalenses e 60% dos mossoroenses irão às compras, superando índices de outras datas comemorativas. Além disso, um em cada quatro consumidores do estado planeja viajar, o que incrementa ainda mais a economia.”
Entre os itens mais procurados pelos potiguares, vestuário lidera com 55% das intenções. Cerca de 25% dos entrevistados afirmaram que devem adquirir ao menos dois presentes, priorizando filhos como principais destinatários (40%). A média de gasto por consumidor será de R$ 350, um aumento de 4% em relação a 2023.
Os dados foram coletados em Natal e Mossoró, com entrevistas de 600 e 508 consumidores, respectivamente. A pesquisa, que tem 95% de nível de confiança e margem de erro de 4 pontos percentuais, também revelou as preferências de consumo e celebração nas duas cidades.
Em Natal, o volume de negócios deve alcançar R$ 604,82 milhões, com destaque para compras em shoppings (56,7%) e preferência por pagamentos à vista (56,7%). Mais de 22% dos natalenses entrevistados planejam viajar no final do ano, sendo que o gasto médio por viagem subiu 9,7%, chegando a R$ 1.366,20.
A maior parte dos natalenses (53,7%) pretende comemorar as festas em casa, fortalecendo o consumo de alimentos e bebidas no comércio local.
Na capital do Oeste, o final do ano movimentará R$ 149,86 milhões, representando um crescimento de 5,5% em relação a 2023. O comércio de rua é a preferência de 58,3% dos consumidores mossoroenses, com destaque para o uso de parcelamento no cartão de crédito ou boleto (60,1%).
A casa de parentes e amigos será o principal local de confraternizações (45,8%), mantendo a tradição local nas festas de fim de ano.
Campanha “Brilha Natal” incentiva compras no comércio de rua
Para estimular as vendas neste período, a Fecomércio RN lançou a segunda edição da campanha Brilha Natal, que oferece sorteios de prêmios como motos, notebooks, smart TVs e assistentes Alexa. Consumidores que realizarem compras a partir de R$ 50 em lojas filiadas concorrerão aos prêmios até 25 de dezembro.
O projeto, realizado pelo Sistema Fecomércio em parceria com Sesc e Senac RN, busca reforçar a atratividade do comércio local, especialmente no bairro do Alecrim e no centro de Natal.
Confira mais detalhes: www.brilhanatal.com.