Uma grande ação policial mobilizou diversas forças de segurança do Rio Grande do Norte na manhã desta quarta-feira (26). A Operação Farol da Justiça, coordenada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), teve como principal alvo organizações criminosas que atuam na Zona Leste de Natal, com foco especial no bairro de Mãe Luíza — área que, nas últimas semanas, vive uma rotina de tensão por causa de constantes tiroteios.
A ofensiva envolveu equipes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Científica e do Ministério Público Estadual, por meio do Gaeco. Os agentes cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão na capital, em municípios da Região Metropolitana, no interior do estado e até fora do Rio Grande do Norte.
Por causa da operação, escolas municipais de Mãe Luíza suspenderam as aulas durante a manhã. O governo estadual informou que mais detalhes serão divulgados no início da tarde.
A escalada da violência tem preocupado moradores e lideranças comunitárias. No último dia 17, o comandante da Polícia Militar revelou que grupos criminosos tentavam se estabelecer na comunidade, o que teria intensificado os confrontos armados.
Entre os impactos na rotina dos moradores, o instrutor de surf Julianderson Silva relata que atividades sociais e serviços básicos têm sido prejudicados. “Os projetos sociais não estão trabalhando com seus voluntários. Há duas semanas a gente não consegue trazer o pessoal pra atender a comunidade, posto de saúde fechando mais cedo, impacto nas escolas, sem falar nas crianças com autismo, que têm grande impacto. A comunidade está bem triste com essa situação”, disse.
Durante as diligências desta quarta-feira, equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) encontraram um acampamento em uma área de mata próxima a Mãe Luíza. No local, foram apreendidos um simulacro de arma de fogo, munições, uma calça camuflada, uma máscara e uma rede. Todo o material foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil.



















