O Grande Prêmio do Bahrein deste final de semana marca a estreia do novo pneu que a Pirelli desenvolveu para a Fórmula 1: o C1.
O composto é uma variação entre o antigo C1 – agora chamado C0 – e o C2 da escala que a fabricante usava até o fim de 2022. Agora, a gama passa a ter seis tipos de pneus, do C0 ao C5.
Para a prova deste final de semana, a fornecedora escolheu os pneus C1, C2 e C3 para oferecer a equipes e pilotos. A aposta é em uma pista com um asfalto bastante abrasivo e curvas de baixa e média velocidades, que exige dos compostos em quesitos como tração e frenagem.
O cenário tornaria pneus resistentes mais atraentes para toda a programação. E para Mario Isola, diretor de motorsport da Pirelli, o novo composto pode ser uma alternativa interessante para o GP.
“A primeira corrida do campeonato será um importante banco de testes para validar todo o trabalho de desenvolvimento que realizamos no ano passado, o que nos permitiu melhorar ainda mais a estrutura dos pneus e introduzir um novo composto. Nosso mais recente C1 fará sua estreia no Sakhir: um composto totalmente novo baseado no C2 do ano passado, mas que nos permite reduzir a diferença de desempenho entre os compostos mais duros da gama”, disse o dirigente.
“Esperamos que seja uma opção válida para a corrida deste fim de semana, também. O undercut é muitas vezes fundamental para o GP do Bahrein, por isso será interessante ver como as equipes fazem uso desse novo elemento no trio de compostos nomeados para Sakhir”, completou.
Durante o fim de semana, o C1 (duro) será o pneu branco, enquanto o C2 (médio) será o pneu amarelo e o C3 (macio) será o pneu vermelho.
Band