O Governo do Rio Grande do Norte finalizou o processo de licitação para a construção do Hospital Metropolitano, que será erguido na cidade de Parnamirim, na região metropolitana de Natal. A obra representa um investimento de R$ 200,7 milhões e será executada pela Construtora Ramalho Moreira LTDA, empresa vencedora da licitação.
O projeto do hospital prevê uma estrutura de 30 mil metros quadrados, com capacidade para 350 leitos, incluindo 40 leitos de UTI. A unidade será construída na Avenida Rio Jordão, no bairro Emaús, e deverá contar com três centros cirúrgicos, somando 14 salas operatórias.
Além disso, o hospital vai oferecer serviços de hemodinâmica, um centro de imagem com exames como ressonância magnética e tomografia, e terá foco especial nas áreas de traumato-ortopedia e neurocirurgia, atualmente concentradas no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.
Segundo o governo, um dos principais objetivos da obra é desafogar o atendimento no Walfredo Gurgel, referência em urgência e emergência no estado. A estimativa é que o novo hospital atenda uma população superior a 2 milhões de habitantes da região metropolitana.
O termo de homologação da licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (12). A próxima etapa será a assinatura do contrato e a emissão da ordem de serviço para dar início às obras. Ainda não há data definida para o início e a conclusão da construção.
O projeto foi incluído como uma das prioridades do Rio Grande do Norte no PAC 3 (Programa de Aceleração do Crescimento), iniciativa do governo federal voltada para obras estruturantes em todo o país.