O Governo do Estado iniciou as discussões sobre a ocupação e gestão do Espaço Cultural João Paulo II — antigo Papódromo —, localizado no Centro Administrativo, em Natal. O espaço foi reformado e entregue pela governadora Fátima Bezerra no último dia 30 de abril. Em uma reunião virtual, representantes da Fundação José Augusto, Gabinete Civil, Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Sethas), Secretaria de Administração (Sead) e Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) debateram os próximos passos para ocupação e uso da estrutura.
O presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, iniciou a reunião destacando a importância do espaço para a cultura do Rio Grande do Norte. Uma das definições é que a Orquestra Sinfônica do RN terá uma sala de ensaios. A antiga sala que ocupavam no Teatro Alberto Maranhão será destinada a uma escola de teatro, que voltará a funcionar no TAM, assim que a reforma estiver concluída. Tão logo a pandemia de Covid-19 permita, a Fundação irá divulgar uma agenda de eventos que já está em discussão.
“A escola de teatro que existia no TAM será retomada nesta gestão; com a ida da Orquestra Sinfônica para o Espaço João Paulo II, teremos um lugar para a escola”, disse Crispiniano. O equipamento do Centro Administrativo tem capacidade para receber até 1.500 pessoas e é totalmente equipado com palco, camarim, salas de ensaio, camarote, arquibancadas, banheiros e estacionamento para 150 carros. Os setores internos têm refrigeração central e total acessibilidade, com rampas e elevador.
O secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves Júnior, conduziu a reunião e reforçou a importância de se planejar a ocupação do espaço de maneira sustentável e segura. Além de espaço cultural, o local também será utilizado para abrigar um Restaurante Popular e a Escola da Polícia Penitenciária. Esta, no segundo pavimento, terá salas de aula, atendimento psicossocial, laboratório de informática e dormitórios. Contando com todas essas frentes, o equipamento será administrado em uma parceria entre a FJA, Sethas e Seap.
A empresa contratada pelo Governo para fornecer as refeições do Restaurante Popular já está com uma visita agendada para conhecer o novo espaço e, assim, planejar a mudança.
O Governo do RN investiu R$ 11 milhões na reforma e ampliação da edificação que tinha ficado subutilizada por mais de uma década. Os recursos foram viabilizados pelo acordo de empréstimo com o Banco Mundial, por meio do Projeto Governo Cidadão e os serviços foram fiscalizados pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN). A obra integra a reforma do Centro Administrativo do Estado, que recebeu nova iluminação e pórticos de entrada, além de ciclovias e projeto paisagístico.
Participaram da reunião Raimundo Alves Júnior e Maria do Socorro Silva, do Gabinete Civil; Crispiniano Neto, da FJA; a titular da Sethas, Íris Oliveira; o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho; a secretária de Administração, Virgínia Ferreira; o titular da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio e técnicos de todas as secretarias envolvidas.