O Governo do Rio Grande do Norte anunciou, nesta quarta-feira (26), a escolha da banca organizadora para o primeiro concurso público do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). O Instituto AOCP foi a entidade selecionada para ficar responsável pela organização das provas objetivas e discursivas, bem como pela análise de títulos, recursos e processamento dos resultados.
Com a contratação da banca, a expectativa é de que o edital do concurso seja publicado em até 30 dias. O certame oferecerá 180 vagas, distribuídas entre os cargos de Analista Ambiental (113 vagas), Analista Administrativo (27 vagas) e Fiscal Ambiental (40 vagas). Este concurso será um marco histórico para o Idema, já que desde sua fundação, em 1974, nunca havia ocorrido uma seleção para preenchimento de vagas efetivas no órgão.
A formalização da contratação da banca foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição desta quarta-feira, pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), que coordena o concurso em parceria com o Idema. A partir dessa homologação, a banca começará a trabalhar na definição do cronograma e demais trâmites necessários para a realização do certame.
O Idema, até o momento, possui grande parte de seu quadro composto por servidores temporários, que atuam principalmente nas áreas de fiscalização e licenciamento ambiental. A criação dos cargos de Analista Ambiental, Analista Administrativo e Fiscal Ambiental foi formalizada pela Lei Complementar Estadual nº 751/2024, sancionada em abril deste ano.