O Governo do Rio Grande do Norte lançou nesta segunda-feira (5) a edição 2025 da campanha “RN FAZ BONITO”, que tem como objetivo alertar a população e fortalecer o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa integra diversas secretarias e órgãos estaduais, como a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Polícia Civil, Polícia Militar, Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), Corpo de Bombeiros, Secretaria da Mulher, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh), Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Consec/RN), Secretaria de Educação (Seec), Secretaria de Saúde (Sesap) e Assessoria de Comunicação do Governo (Assecom).
A campanha se articula com outras ações já em curso, como a Operação “Caminhos Seguros”, ampliando o combate à violência sexual por meio do fortalecimento da rede de acolhimento e atendimento às vítimas nas unidades de saúde, delegacias e ITEP. O tema também será trabalhado no ambiente escolar, com foco em orientação e prevenção.
Para a secretária estadual da Semjidh, Júlia Arruda, a campanha representa um importante esforço coletivo. “A campanha é um chamamento à sociedade para se mobilizar na prevenção e identificação dos casos de violência”, afirmou. Segundo ela, a divulgação da iniciativa nas redes sociais do Governo do RN “é também um impulso para que Governo e instituições representativas da sociedade se dediquem ainda mais ao problema e possam proporcionar ações que permitam às crianças e adolescentes uma chance de ressignificar as suas vidas”.
Ela ainda destacou o envolvimento direto do Governo: “Por orientação da governadora Fátima Bezerra estamos realizando um grande esforço envolvendo sete secretarias e órgãos estaduais e sete instituições da sociedade numa sinalização de que o RN não tolera violência contra a criança e ao adolescente”.
Como parte da programação, no próximo dia 19 será realizado um grande seminário com o objetivo de expandir a campanha para o interior do Estado. A ação contará com o apoio da rede dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que atuará na articulação com os municípios. “Vamos atuar também com a rede dos Creas junto aos municípios, orientando e mobilizando os gestores para se integrarem às campanhas estadual e nacional. Nessa luta ganham as crianças e a sociedade”, explicou a secretária da Sethas, Íris Oliveira.
O delegado Ricardo Eduardo Neto, titular do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV) da Polícia Civil, também reforçou a importância da mobilização. “Vivemos uma pandemia de violência sexual e é importante ter um mês com ações para ampliar a atenção a esse problema. Todos os anos resgatamos crianças e adolescentes vítimas da violência sexual e com uma ação integrada deveremos ter como prioridade absoluta melhorar esta proteção com a identificação dos casos e instauração de inquéritos”, declarou.