O Governo do Rio Grande do Norte deu início à aguardada retomada das obras de requalificação de três praças históricas em Natal, localizadas no coração da cidade. A ação envolve as praças Augusto Severo, situada no bairro da Ribeira, e André de Albuquerque e Dom Vital, na Cidade Alta. Paralisadas desde 2020, as intervenções receberam recentemente um novo aporte de recursos, viabilizado pela colaboração entre o Governo do Estado e o Ministério do Turismo, com apoio da Caixa Econômica Federal.
A governadora Fátima Bezerra destacou o empenho da gestão em destravar os recursos e resgatar a memória da capital potiguar por meio da revitalização de seus espaços públicos.
“Essas praças têm valor histórico para Natal e integram o nosso circuito turístico. Não medimos esforços para que elas sejam devolvidas ao povo potiguar. Visitamos Brasília, dialogamos com o Governo Federal e estamos comprometidos em ver essas obras concluídas,” afirmou Fátima.
O secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho, informou que o projeto foi atualizado e submetido ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para aprovação. Com o aval do IPHAN e a contratação de uma nova empresa, as obras estão previstas para serem concluídas até o final de 2024, e as melhorias envolvem desde a pavimentação e sinalização até o paisagismo e a modernização da iluminação.
As praças Augusto Severo, André de Albuquerque e Dom Vital fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, um investimento de R$ 2,4 milhões, com o objetivo de revitalizar pontos turísticos e culturais da capital. “Além de melhorar a estética desses locais, queremos oferecer espaços de convivência segura e agradável para a população, promovendo o resgate de nossa história e cultura,” completou Fátima Bezerra.
Além dessas três praças que estão em fase de reforma, o projeto de revitalização inclui um total de 14 praças no Centro Histórico de Natal, somando um investimento total de R$ 9,9 milhões. Entre as intervenções já concluídas estão as praças Sete de Setembro, do Estudante, José da Penha, das Mães e o Largo do Memorial Câmara Cascudo.
De acordo com o superintendente do IPHAN no RN, João Gentil, as obras das praças são de alta prioridade para o instituto, que reforça a importância de preservar o patrimônio local. A Caixa Econômica Federal, financiadora do projeto, destacou que essas reformas são um passo essencial para o desenvolvimento do turismo cultural na capital. A expectativa é que esses espaços revitalizados se tornem pontos de referência e fortalecimento da identidade cultural potiguar.