O Governo Federal oficializou, nesta quinta-feira (11), a situação de emergência em quatro municípios do Rio Grande do Norte em razão da seca prolongada. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, inclui Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Jucurutu e Tenente Laurentino Cruz entre as 27 cidades brasileiras contempladas pela nova portaria da Defesa Civil Nacional, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
De acordo com o órgão, a região enfrenta um período de forte escassez hídrica, mais intenso que a estiagem habitual. A redução significativa das chuvas já compromete o abastecimento de água, provoca prejuízos à produção agrícola e interfere no andamento de diversas atividades econômicas locais. Com o reconhecimento federal, as administrações municipais passam a ter acesso facilitado a recursos e apoio da União para ações emergenciais e assistência à população afetada.
Além do Rio Grande do Norte, o MIDR também confirmou situações de emergência em municípios de Alagoas, Bahia, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo. Nessas regiões, diferentes eventos climáticos — entre eles seca, tempestades, vendavais, tornados e queda de granizo — têm causado danos e motivado a adoção de medidas de resposta.






















