O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que pretende concluir até o final de 2025 a duplicação da Avenida Moema Tinoco, importante eixo viário da zona Norte de Natal. A intervenção faz parte da segunda etapa do Programa Pró-Transporte, atualmente com 40% das obras concluídas, e contempla também o recapeamento da Avenida Tocantínea, além de serviços de drenagem e iluminação.
“Fizemos um cronograma até dezembro para concluirmos tudo. Nossa previsão é essa”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho.
A obra se estende até a rotatória da Tocantínea e inclui melhorias estruturais na altura do Ginásio Nélio Dias, onde será implantado um novo sistema de drenagem para solucionar problemas recorrentes na via.
Intervenção enfrenta desafios técnicos e jurídicos
De acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), o lote 2 do Pró-Transporte é considerado um dos mais complexos, devido a três fatores:
- elevado número de desapropriações (cerca de 60, com apenas uma pendente de pagamento),
- necessidade de remanejamento de tubulações da Caern,
- e a reorganização da fiação da Neoenergia Cosern.
O último imóvel ainda em negociação já teve acordo fechado com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e aguarda apenas o pagamento da ordem bancária.
Etapa 3 prevê duplicação da Avenida das Fronteiras
A terceira fase do Pró-Transporte, prevista para 2026, vai contemplar a duplicação de um trecho de mais de 6 km da Avenida das Fronteiras. Segundo o secretário, o governo está finalizando o Termo de Referência junto à Caixa Econômica Federal, com expectativa de lançar o edital ainda este ano e iniciar as obras no primeiro trimestre de 2026.
“Será uma obra complexa por ser uma área densamente ocupada, mas estamos evitando desapropriações ao máximo”, explicou Gustavo Coelho.
Pró-Transporte: iniciado em 2007 e sob gestão estadual desde 2013
Lançado em 2007 pela Prefeitura do Natal e transferido ao Governo do Estado em 2013, o Programa Pró-Transporte visa requalificar e ampliar a mobilidade urbana na zona Norte da capital. A etapa 1 do projeto já foi finalizada e inclui o eixo Moema Tinoco/Conselheiro Tristão, o Viaduto da Redinha e melhorias na Avenida João Medeiros Filho.
Com investimentos totais estimados em R$ 59 milhões nas etapas 2 e 3, o Pró-Transporte tem como objetivo modernizar os principais corredores viários da região, incluindo corredores exclusivos de ônibus, ciclovias e acessibilidade urbana.
Com informações de: Tribuna do Norte.