O GP da Emilia-Romagna, agendado para o próximo fim de semana, será o primeiro de 2022 com corrida sprint, formato diferente de fim de semana e que foi introduzido no ano passado – mas que sofreu algumas mudanças para esta temporada. Por isso, vamos explicar como funciona esse formato e onde será realizado.
O que é?
A corrida sprint é uma versão reduzida da corrida normal. Foi criada para movimentar o fim de semana de GP e é disputada nos sábados. Com isso, a classificação é realizada às sextas.
Como funciona?
Nesse formato, a classificação de sexta define o grid de largada da sprint no sábado. O resultado da sprint forma o grid de largada da corrida de domingo.
Diferentemente da corrida principal, que tem distância total de 305km (o número de voltas é obtido com a divisão dessa distância pelo comprimento da pista), a sprint tem 100km e dura cerca de 30 minutos.
O uso de mais de um pneu não é obrigatório. Logo, os pit stops não são obrigatórios.
Onde e quando?
Em 2022, apesar da vontade da F1 de realizar o formato em seis etapas, o combinado com os times foi novamente a realização em três eventos: Emilia-Romagna (23 de abril), Áustria (9 de julho) e São Paulo (12 de novembro).
E se tiver dano no carro?
Em época de teto orçamentário das equipes, o maior receio com o aumento no número de corridas sprint seria com gastos maiores no caso de mais acidentes. Por isso, além da manutenção de três eventos em 2022, os times terão US$ 150 mil a mais para gastar em cada evento – e mais US$ 100 mil se um dos carros abandonar.
Sistema de pontuação
Em 2021, apenas os três primeiros pontuavam, com o sistema de 3 pontos para o vencedor, 2 pontos para o segundo colocado e 1 ponto para o terceiro. Mas em 2022, a pontuação será estendida aos oito primeiros:
1º colocado – 8 pontos
2º colocado – 7 pontos
3º colocado – 6 pontos
4º colocado – 5 pontos
5º colocado – 4 pontos
6º colocado – 3 pontos
7º colocado – 2 pontos
8º colocado – 1 ponto
Quem é o pole?
Esse foi um tópico polêmico em 2021. Isso porque, diferentemente de um fim de semana normal, em que o pole era quem fazia a volta mais veloz na classificação, no formato sprint o pole passou a ser o vencedor da corrida mais curta, o que dividiu opiniões e gerou críticas. Por isso, para fins de estatística, o pole em 2022 será o piloto mais veloz em volta lançada no Q3 da classificação de sexta.
Formato do fim de semana
Sem sprint:
Sexta-feira: treino livre 1 (60 minutos) e treino livre 2 (60 minutos)
Sábado: treino livre 3 (60 minutos) e classificação (Q1, Q2 e Q3)
Domingo: corrida principal (305km a serem percorridos)
Com sprint:
Sexta-feira: treino livre 1 (60 minutos) e classificação (Q1, Q2 e Q3)
Sábado: treino livre 2 (60 minutos) e sprint (100km, cerca de 30 minutos)
Domingo: corrida principal (305km a serem percorridos)