O fim de semana é de Grande Prêmio da França, que terá sua 62ª edição em 2022. A corrida no circuito de Paul Ricard, em Le Castellet, é válida pela 12ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1 e deverá ter um novo embate entre Ferrari e Red Bull, além de poder ser um novo passo na evolução da Mercedes.
Se Lewis Hamilton ganhar ou não, ele segue batendo recordes, já que no caso de vitória, se tornará o piloto que mais venceu em temporadas consecutivas na F1 (16). Se perder, aumenta o recorde de jejum na F1. Fato é que, só de entrar na pista, o heptacampeão chegara à impressionante marca de 300 corridas na categoria.
Confira essas e outras curiosidades do GP da França.
1. No GP da França, Lewis Hamilton completará 300 Grandes Prêmios de Fórmula 1. O heptacampeão será apenas o sexto piloto a alcançar o feito, junto com Kimi Raikkonen (350), Fernando Alonso (345), Rubens Barrichello (323), Michael Schumacher (307) e Jenson Button (306).
2. Além do layout escolhido para o GP da França, o circuito de Paul Ricard tem outras 166 diferentes configurações de traçados.
3. O carnaval de linhas azuis e vermelhas não são em vão. As faixas coloridas, feitas de tungstênio, são mais abrasivas que o traçado de corrida e servem para reduzir a velocidade de um carro desgovernado.
3. O GP da França é o mais extenso do calendário da F1, com um total de 310,569 km.
4. Bastam três voltas para que Fernando Alonso complete 18.622 voltas na F1 e quebre o recorde de Kimi Raikkonen, que é de 18.621.
5. No GP da França, Lewis Hamilton pode aumentar o seu jejum de vitórias na F1, que atualmente é de 12 corridas. O heptacampeão não vencer desde o GP de Abu Dhabi de 2021.
6. De todos os pilotos do grid, apenas Hamilton, Verstappen e Alonso venceram o GP da França.
7. Se a Haas terminar o GP da França com os dois carros na zona de pontuação, esta será a primeira vez que o time pontua com ambos os pilotos três vezes seguidas.
8. Apenas cinco pontinhos no GP da França separam a Aston Martin da marca de 100 pontos na F1.
9. A Ferrari é a equipe que mais venceu e fez poles no GP da França, com 17 poles e vitórias.
10. Parte desse sucesso da escuderia acompanha o sucesso de Michael Schumacher, o maior vencedor disparado do GP da França, com oito triunfos. O segundo colocado é Alain Prost (seis), seguido por Juan Manuel Fangio (quatro).
Band