Após a assembleia realizada na tarde desta terça-feira (25), em Natal, com mais de 700 professores da rede estadual, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte RN) anunciou que a categoria decidiu rejeitar a proposta do Governo do RN sobre o reajuste salarial e decretou greve por tempo indeterminado.
O sindicato informou que “a decisão reflete o descontentamento com o não cumprimento, por parte do Governo do Estado, da Lei Nacional do Piso do Magistério, que determina a implementação do reajuste de 6,27%.” A coordenadora geral do Sinte-RN, Fátima Cardoso, disse que a categoria mantém a proposta e espera que o governo posso resolver rapidamente esse impasse.
Na segunda-feira (24), representantes da categoria, incluindo dirigentes do Sinte e membros da comissão de negociação, se reuniram com a governadora Fátima Bezerra (PT) em audiência na Governadoria, em Natal. Durante o encontro, a governadora orientou que a Secretaria da Fazenda conduzisse as negociações e elaborasse uma proposta que atendesse às demandas dos professores. Durante a reunião, o Governo propôs pagar o reajuste de 6,27% para toda a carreira, inclusive aposentados e pensionistas com 3% a partir da folha de abril e 3,25% a partir da folha de dezembro.