O Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) atuou no combate a um princípio de incêndio ocorrido no Parque da Cidade do Natal. As chamas iniciaram na vegetação próxima as escadarias do Parque e beirou boa parte de uma das trilhas pavimentadas que teve área da sua vegetação completamente afetada pelas chamas.
O foco de fumaça foi visualizado pelos guarda municipais que patrulham 24h todos os locais de circulação de pessoas, como também as áreas de trilhas naturais da unidade de conservação ambiental. Para o local foi enviado uma viatura com agentes e equipamentos utilizados no combate a focos de incêndio como abafadores e pás. O corpo de bombeiros foi acionado e enviou uma equipe que trabalhou em parceria com os guardas ambientais
Depois de uma hora o fogo foi contido, sendo evitada a propagação das chamas e a destruição da flora e fauna da Zona de Proteção Ambiental 01 (ZPA 01). A causa do início do fogo não foi detectada pelos guardas, porém é importante que as pessoas que frequentam o Parque fiquem atentos e não descartem na área verde resto de cigarro ou outras coisas que possam gerar fogo na vegetação, principalmente nesse período seco.
Os agentes do Gaam/GMN vêm assiduamente trabalhando no combate a pequenos focos incêndio na ZPA 01 e, em alguns casos, foi detectado ação criminosa. Para denunciar a prática de crime ambiental o cidadão pode ligar para o número 190 do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e informar o tipo de delito e o local para que os guardas municipais sejam acionados e inibam a ação criminosa. O infrator flagrado cometendo crime ambiental responde administrativamente e criminalmente pelo crime cometido.