Um homem foi detido na tarde desta terça-feira (10) após entrar em uma escola e ameaçar um estudante com uma faca durante a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O caso aconteceu no centro de São José de Mipibu, na Grande Natal, e a ação rápida da Polícia Militar evitou uma possível tragédia.
De acordo com informações da 8ª Companhia Independente da PM, o homem entrou no local gritando e ameaçando um participante do exame. Ao ser abordado, foi encontrado portando uma faca tipo serra.
No início, ele afirmou que queria atacar o estudante por conta de uma suposta agressão contra seu sobrinho. No entanto, mais tarde confessou que o alvo era um desafeto ligado a um “ex-namorado”. Após ser detido, ele foi levado para a Delegacia de Polícia Civil da cidade, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado em seguida.
A reaplicação do Enem 2024 está sendo realizada em dois dias, 10 e 11 de dezembro, para atender candidatos que enfrentaram imprevistos na aplicação regular ou estavam impossibilitados de participar devido a problemas de saúde. O processo é organizado pelo Inep, responsável por validar os pedidos de reaplicação.
Na terça-feira, os estudantes responderam às provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, elaboraram a redação e resolveram questões de ciências humanas e suas tecnologias. Na quarta-feira, as avaliações incluem ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, com início das provas às 13h30. No primeiro dia, o horário de término foi às 19h, enquanto no segundo, vai até 18h30.
Paralelamente, o Inep também realiza o Enem PPL 2024, destinado a pessoas em privação de liberdade ou medidas socioeducativas. Esse exame é aplicado em unidades prisionais e socioeducativas e segue o mesmo padrão de dificuldade do Enem regular. Neste ano, cerca de 97 mil candidatos estão inscritos para a modalidade.