Um homem foi preso na tarde da última terça-feira (21) após invadir o Morro do Careca, na praia de Ponta Negra, Zona Sul de Natal, levando materiais inflamáveis e uma faca. A subida na duna, considerada símbolo turístico da capital potiguar, é proibida desde 1997 por ser uma Área de Proteção Ambiental (APA).
De acordo com a Guarda Municipal de Natal, banhistas que estavam na praia avistaram o suspeito escalando o morro e alertaram uma viatura que patrulhava a região. Os agentes abordaram o homem ainda no local e realizaram a prisão em flagrante.
Durante a revista, foram encontrados com ele uma garrafa de bebida alcoólica, gasolina aditivada, fósforos, um isqueiro e uma faca. A presença dos materiais levantou suspeitas de que ele pudesse estar planejando atear fogo na vegetação da duna ou cometer algum ato violento. Casos de incêndio criminoso já foram registrados anteriormente na área.
Levado para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, o suspeito prestou depoimento e, segundo a Guarda Municipal, declarou não estar arrependido da ação.
A ocorrência ocorreu dois dias após câmeras de segurança registrarem uma pessoa caminhando sobre a duna durante a noite, com um ponto de luz que poderia indicar o uso de lanterna ou fogo. Na ocasião, ninguém foi detido.
O Morro do Careca é um dos principais cartões-postais de Natal e tem acesso restrito há quase três décadas, com placas sinalizando a proibição de entrada no local para proteger o ecossistema da região.