Um homem de 29 anos foi preso nesta quinta-feira (6) em Cuiabá (MT), durante a Operação Cyber Guard, da Polícia Civil. Ele é suspeito de extorquir mulheres exigindo dinheiro para não divulgar imagens íntimas das vítimas. Com a prisão, o investigado passa a responder por extorsão cibernética.
De acordo com a Polícia Civil, a investigação começou em fevereiro de 2024, após uma moradora de Caicó (RN) registrar uma denúncia relatando ter sido ameaçada por um homem na internet. Segundo o boletim, a vítima informou que chegou a pagar cerca de R$ 500 mil ao suspeito para impedir que as fotos fossem publicadas.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens e valores que somam R$ 460 mil, todos vinculados ao investigado. Embora as ações tenham ocorrido no Mato Grosso, as ordens judiciais foram expedidas pela Justiça do Rio Grande do Norte.
As investigações apontam que o suspeito criava perfis falsos em redes sociais e utilizava recursos tecnológicos para ameaçar mulheres e obrigá-las a realizar transferências bancárias.
Segundo a Polícia, o golpe praticado é conhecido como “Golpe do Nudes”, modalidade em que criminosos se passam por homens ou mulheres jovens nas redes sociais ou aplicativos de mensagens e passam a extorquir as vítimas com a promessa de não divulgar imagens íntimas.
O caso é investigado pela Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) de Caicó (RN), com o apoio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) de Mato Grosso.



















