O Rio Grande do Norte participa neste sábado (5) do “Dia E” da Rede Ebserh, uma ação nacional que mobiliza os 45 hospitais universitários federais para a realização simultânea de cirurgias eletivas, exames diagnósticos, consultas e procedimentos terapêuticos. No estado, três unidades da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) integram o mutirão: o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) e a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC).
A expectativa é atender mais de 100 pacientes com cirurgias e realizar cerca de 1.100 exames, além de consultas e procedimentos específicos. Todos os pacientes já estavam regulados e aguardavam na fila de espera por atendimento.
HUOL: foco em cirurgias e exames cardiológicos
No HUOL, em Natal, 40 pacientes serão beneficiados com diferentes procedimentos:
- 10 cirurgias plásticas
- 8 intervenções otorrinolaringológicas
- 8 cirurgias oftalmológicas
- 10 cirurgias urológicas
- 4 retiradas de vesícula
Além disso, o hospital também irá realizar 60 exames de ecocardiograma e cateterismos cardíacos.
HUAB: ginecologia, mamografias e exames pediátricos
O Hospital Universitário Ana Bezerra, em Santa Cruz, será responsável por:
- 20 cirurgias ginecológicas
- 27 pequenas cirurgias
- 40 consultas pediátricas
- 90 mamografias
- 45 ultrassonografias
- 900 exames laboratoriais
“O mutirão representa um momento de mobilização coletiva das equipes, reafirmando nosso compromisso com a assistência e o ensino”, destacou Edson Mendes Marques, chefe do Setor Materno Infantil e Saúde da Mulher do HUAB.
MEJC: laqueaduras tubárias e direito reprodutivo
Na Maternidade Escola Januário Cicco, também em Natal, o destaque é a realização de 17 laqueaduras tubárias, sendo:
- 8 por videolaparoscopia
- 9 pelo método convencional
“A laqueadura é um método contraceptivo definitivo e um direito reprodutivo fundamental, especialmente para mulheres que já têm filhos ou enfrentam riscos em futuras gestações”, explicou o médico ginecologista Marcelo Lorençato, gerente de Atenção à Saúde da MEJC.
Mobilização nacional
O Dia E é promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação, com o objetivo de ampliar o acesso à saúde, reduzir filas de espera e fortalecer a integração entre ensino, serviço e pesquisa nos hospitais universitários do país.