O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) informa que desde 1997, existe uma determinação legal proibindo a subida ao Morro do Careca. E esclarece que, a fiscalização do Morro do Careca é feita diariamente pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), no período da manhã, e a Guarda Municipal da Prefeitura do Natal, no período da tarde.
O órgão é responsável pela promoção da Educação Ambiental, com ações para sensibilizar os potiguares e turistas sobre a preservação do Morro, e pela manutenção da cerca de isolamento. Entretanto, o equipamento tem sido alvo constante de vandalismo, e atualmente encontra-se danificado. O órgão aguarda a conclusão de processo licitatório para executar a recuperação.
O Morro do Careca é uma importante área de preservação que abriga diversas espécies da fauna, flora da Mata Atlântica. Ao subir o Morro, são provocados diversos impactos ambientais como erosão e perda de sedimentos, rebaixamento da topografia, danos à paisagem e perda de vegetação lateral.
As pessoas que desejam denunciar podem ligar para o 190 ou para 0800-084-7004, ou ainda para o número (84) 3113-6111.