O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para vendaval e ventos costeiros em todo o estado do Rio Grande do Norte, válido até a noite desta sexta-feira (23). O aviso, classificado na cor amarela, representa o nível mais baixo de gravidade na escala do Inmet.
Segundo o instituto, os ventos nesta categoria podem atingir velocidades entre 40 km/h e 60 km/h. Apesar de o risco de queda de galhos de árvores ser considerado baixo, o Inmet não descarta a possibilidade de incidentes. Nas regiões litorâneas, os ventos costeiros podem causar o deslocamento de dunas de areia, impactando construções próximas à orla.
O alerta para os ventos costeiros é válido durante as noites de quinta e sexta-feira, entre 18h e 0h. Já o alerta de vendaval permanece em vigor até as 20h de sexta-feira.
Diante dessa previsão, o Inmet recomenda que a população tome medidas de precaução, como evitar abrigar-se debaixo de árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e buscar mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193), em caso de necessidade.
O fenômeno terá duração de três dias e afeta 42 municípios potiguares, incluindo as cidades de Natal e Parnamirim, populares entre banhistas. Entre as áreas sob alerta, estão municípios das regiões Oeste, Leste, Central e Agreste Potiguar, além da costa dos estados vizinhos Ceará, Paraíba e Piauí.
Municípios sob alerta no RN:
Areia Branca, Arês, Baía Formosa, Baraúna, Caiçara do Norte, Canguaretama, Carnaubais, Ceará-Mirim, Espírito Santo, Extremoz, Galinhos, Goianinha, Grossos, Guamaré, Jandaíra, Macaíba, Macau, Maxaranguape, Montanhas, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Parazinho, Parnaíba, Parnamirim, Pedra Grande, Pedro Velho, Pendências, Porto do Mangue, Pureza, Rio do Fogo, São Bento do Norte, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel do Gostoso, Senador Georgino Avelino, Serra do Mel, Tibau, Tibau do Sul, Touros, Vila Flor.
Além disso, o Inmet alerta para o risco de vendavais em mais 86 municípios do estado, com ventos que podem variar entre 40 km/h e 60 km/h. A população é orientada a evitar situações de risco, principalmente em áreas costeiras, e a seguir as recomendações das autoridades.
Para mais informações, é recomendável entrar em contato com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.