O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta sobre a ocorrência de chuvas intensas em todo o estado do Rio Grande do Norte. O aviso, válido até as 10h desta sexta-feira (6), classifica a situação como de alerta laranja, indicando perigo para a população. A previsão é de que os municípios do estado enfrentem condições climáticas adversas durante esse período.
De acordo com o Inmet, as chuvas podem variar entre 30 e 60 mm por hora ou atingir de 50 a 100 mm ao longo do dia, acompanhadas de ventos fortes, que podem alcançar velocidades entre 60 e 100 km/h. Essas condições aumentam os riscos de interrupção no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e ocorrência de descargas atmosféricas. A população deve ficar atenta a possíveis transtornos causados pelo tempo severo.
Como medidas de segurança, o instituto orienta que, durante rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Além disso, recomenda-se não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade. Em caso de tempestades, é aconselhável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Para mais informações e assistência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, através do número 193.