primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que foi enviado para resgatar brasileiros na área de conflito em Gaza, entre Israel e o grupo terrorista Hamas, pousou em Roma, capital italiana, na manhã desta segunda-feira (9).
A aeronave enviada foi um KC-30, com capacidade de até 238 passageiros. Segundo o Brigadeiro Damasceno, a ideia é que o avião fique na Itália até que receba coordenadas do Ministério das Relações Exteriores.
Por meio de formulário online, a embaixada brasileira em Tel Aviv, capital israelense, colheu dados de mais de mil brasileiros e seus dependentes, sendo que a maioria são turistas, hospedados na cidade e em Jerusalém.
Até o momento da publicação desta reportagem, o governo do Brasil não havia informado a lista de passageiros no primeiro avião para repatriar brasileiros na área de conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
Em relação aos brasileiros que estão na Palestina, o governo busca viabilizar as condições necessárias que permitam a implementação de um plano de evacuação que queiram deixar as regiões da Faixa de Gaza e Cisjordânia.
Contato para brasileiros
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv disponibilizou um formulário para inscrição de interessados nos eventuais voos de repatriação e transmitirá instruções para deslocamento ao aeroporto de Ben-Gurion à medida que se confirmem os voos.
O governo montou no Itamaraty estrutura para acompanhar a situação dos brasileiros na região do conflito. Os consulados disponibilizaram três contatos para brasileiros em situação de emergência, todos com o aplicativo WhatsApp instalado. Veja:
Embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858
Escritório de Representação em Ramala: +972 (59) 205 5510
Plantão consular geral, em Brasília: 55 (61) 98260-0610
Band