Italo Ferreira conquistou a etapa de Saquarema do circuito mundial de surfe da WSL em uma emocionante final brasileira, superando Yago Dora, campeão do evento no ano anterior.
Essa foi a segunda vitória de Italo na temporada de 2024, após ter levantado o troféu no Taiti. Com a vitória, o campeão olímpico agora está entre os cinco primeiros colocados no ranking, garantindo assim sua vaga para o Finals em Trestles. Na bateria decisiva, Italo acumulou 13,67 pontos contra 10,60 de Yago, em uma disputa marcada por duas viradas de liderança.
No duelo entre os dois goofy footers brasileiros, Italo começou a final com uma tentativa de aéreo que não pontuou (1,10). Em seguida, conseguiu uma boa nota (7,00) em sua segunda onda, colocando pressão em Yago. Nos primeiros 15 minutos, Yago teve uma performance abaixo do esperado com apenas 1,13 em sua única tentativa.
Italo melhorou seu somatório na quarta onda que dropou (3,33), mas Yago respondeu com um 360º reverse que lhe garantiu 5,67 pontos em sua segunda onda. No entanto, ainda precisava de 4,67 para superar o somatório de Italo.
Yago assumiu a liderança temporária com uma terceira onda contendo um novo aéreo, somando 4,93 e totalizando 10,60 pontos. Mas Italo não desistiu e conseguiu uma reviravolta com uma sequência de manobras que lhe rendeu 6,67 pontos, retomando a liderança.
Com os 10 mil pontos conquistados, Italo subiu para a quarta posição no ranking, totalizando 34.045 pontos. Yago Dora também avançou duas posições e está em sexto lugar, com 31.635 pontos, atrás do australiano Ethan Ewing, que tem 31.995 pontos.
A próxima etapa do circuito será em Fiji, onde serão definidos os cinco finalistas que disputarão o WSL Finals em Trestles.