O sistema de Segurança Pública do Rio Grande do Norte intensifica ações durante a Operação Verão 2023. Neste ano, o Instituto Científico de Perícia (ITEP) e a Polícia Civil trabalham de forma integrada no litoral potiguar com a utilização de um importante equipamentos para a identificação de substâncias químicas, o Raman.
Adquirido pelo Governo do Estado e entregue ao ITEP em 2021, o Raman é um equipamento portátil de espectroscopia de alta resolução, capaz de proporcionar, em poucos instantes, informação química e estrutural de centenas de materiais. Dessa forma, o instrumento torna-se aliado dos agentes de segurança pública na rápida identificação de substâncias ilícitas.
Na realização da Operação Verão, equipes de servidores do ITEP estiveram neste final de semana em três pontos do litoral potiguar, nas praias de Pipa, São Miguel do Gostoso e Pirangi, realizando a identificação imediata dos materiais químicos apreendidos pelas delegacias de Polícia Civil. Nestas ações, a agilidade no processo pericial resultou no registro de flagrantes nas praias de Pipa e em Pirangi, a partir da constatação de entorpecentes.
Esta integração entre as instituições de segurança pública promove eficiência e economia para os órgãos e um melhor serviço para a sociedade.