O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) realiza, nesta quarta-feira (13), em Natal, uma ação especial voltada à coleta de material genético de familiares de pessoas desaparecidas. A iniciativa integra a Semana Nacional de Coleta de DNA, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e acontecerá das 9h às 16h30, no auditório da Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol), localizada na Av. Interventor Mário Câmara, 3532, Cidade da Esperança.
O objetivo é reforçar o banco de dados genéticos utilizado na busca por desaparecidos em todo o país. A coleta é gratuita, segura, rápida e indolor.
Quem pode participar da coleta
A campanha é destinada a familiares diretos de pessoas desaparecidas. Estão aptos a doar:
- Pais biológicos do desaparecido;
- Filhos e cônjuges (com filho em comum e a presença da criança);
- Irmãos biológicos, preferencialmente homens e com os mesmos pais.
Para participar, é necessário apresentar um documento com foto, foto da pessoa desaparecida (se disponível) e, se possível, objetos de uso pessoal do desaparecido que possam conter material genético, como escovas de dente ou cabelo.
Campanha nacional já coletou mais de 1.600 amostras
Em 2024, a mobilização resultou na coleta de 1.645 amostras de DNA de familiares de 1.292 desaparecidos, distribuídas em cerca de 300 pontos de atendimento pelo Brasil.
Pontos de coleta permanentes
Além da ação especial desta quarta, o Itep mantém locais de atendimento durante todo o ano em diferentes municípios do estado:
- Natal: Laboratório de Genética Forense – Av. Interventor Mário Câmara, 3532, Cidade da Esperança
- Mossoró: Unidade Regional – Rua Vicente Fernandes, s/n, bairro Aeroporto
- Caicó: Unidade Regional – Rua Severiano Alves da Costa, s/n, bairro Samanaú
- Pau dos Ferros: Unidade Regional – Rua Uriel Fernandes da Silveira, bairro Manoel Domingos
A campanha faz parte da Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas, e busca ampliar as chances de reencontro entre famílias e entes queridos desaparecidos.