Cientistas da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa) disseram, em Tóquio, que estão entusiasmados com a missão de enviar duas pequenas espaçonaves à lua.
Os líderes das equipes que operam as sondas Omotenashi e Equuleus afirmaram que as duas espaçonaves serão lançadas nesta segunda-feira (29), a bordo de um grande foguete de próxima geração denominado SLS, desenvolvido pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.
Pouso
A sonda Omotenashi foi produzida para se tornar a primeira espaçonave japonesa a pousar na lua. Ela irá chegar à superfície lunar a uma velocidade de 180 quilômetros por hora e, depois, enviará ondas de rádio de volta à Terra.
A espaçonave conta com medidas protetoras como material de absorção de choque. Os pesquisadores esperam usar dados obtidos na missão para ajudar a reduzir o tamanho e tornar mais leves as sondas lunares no futuro.
A missão da sonda Equuleus é chegar a uma área específica no lado oculto da lua. A equipe pretende analisar se a sonda pode chegar sem dificuldades a locais considerados importantes para exploração espacial.
Agência Brasil