Uma lancha com 12 ocupantes naufragou nas piscinas naturais de Rio do Fogo, no litoral norte do Rio Grande do Norte, na tarde desta terça-feira (24). A Marinha do Brasil foi acionada e enviou uma equipe de resgate ao local. Todos os tripulantes foram resgatados sem ferimentos.
De acordo com a Marinha, o naufrágio aconteceu por volta das 16h30, e a embarcação foi estabilizada, estando amarrada a uma boia. A previsão é que seja rebocada para terra nesta quarta-feira (25).
A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte afirmou que não foram detectados sinais de poluição hídrica na área e que um inquérito será instaurado para investigar as causas e responsabilidades pelo acidente. A quantidade de pessoas a bordo estava dentro da capacidade da lancha, e o resgate foi realizado por outras duas embarcações.
Possíveis causas do naufrágio estão sendo analisadas, com três hipóteses principais levantadas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema): a lancha pode ter batido nos parrachos, sofrido com um equipamento de drenagem esquecido ou enfrentado problemas na bomba de porão, o que teria provocado a entrada de água.
Esse foi o segundo naufrágio registrado em setembro na região. No dia 5 de setembro, uma lancha que também realizava passeios turísticos nos parrachos de Touros afundou, resultando em duas mortes.
A Marinha segue investigando o ocorrido e mais informações serão divulgadas à medida que a apuração avança.