A tão aguardada liberação das águas do Rio São Francisco em direção ao Rio Grande do Norte tem início oficial nesta terça-feira (5). A ação integra o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), coordenado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
A água é captada na Estação de Bombeamento EBI-1, em Cabrobó (PE), e já percorreu 239 km até a Estação de Controle Caiçara, na Paraíba. A partir das 8h desta terça, a água começa a ser liberada com vazão inicial de 10 mil litros por segundo (10 m³/s) rumo ao território potiguar.
Cronograma do trajeto
- 6 de agosto: Água chega ao Túnel Engenheiro Avidos (PB) com vazão de 12,5 m³/s, sendo 10 m³/s destinados ao RN.
- 8 de agosto: Chegada ao Túnel São Gonçalo, em Sousa (PB), após mais 25 km de percurso.
- Entre 18 e 22 de agosto: Previsão de chegada à divisa entre a Paraíba e o RN, com vazão de 13 m³/s, sendo 8 m³/s do PISF e 5 m³/s da vazão natural do rio Piranhas-Açu.
Destino final das águas
As águas serão direcionadas às barragens de Oiticica (em Jucurutu) e Armando Ribeiro Gonçalves (em Itajá, São Rafael e Jucurutu). Durante 132 dias de operação, o volume estimado entregue ao Rio Grande do Norte será de 46,3 milhões de metros cúbicos (hm³), com vazão média de 4,06 m³/s.
O mês de agosto será utilizado como fase de testes, permitindo ajustes operacionais e técnicos ao longo do processo.
Segurança hídrica no semiárido
A liberação faz parte das ações do governo federal para ampliar o acesso à água no semiárido nordestino, beneficiando consumo humano, agricultura e dessedentação animal.
O ministro Waldez Góes, que recentemente acompanhou parte do trajeto das águas, destacou o simbolismo e a relevância da operação:
“Essa liberação marca mais um avanço na missão de garantir segurança hídrica ao povo nordestino. O Rio Grande do Norte é uma das pontas dessa grande engenharia que é o PISF, e estamos chegando lá com planejamento, responsabilidade e olhar social”, afirmou.
Com informações da Tribuna do Norte.