A Liga Contra o Câncer e a Casa Durval Paiva assinaram um termo de doação de dois elevadores que serão destinados ao Hospital Oncológico Pediátrico da Liga, que está em fase de construção. A assinatura aconteceu na manhã dessa terça-feira (11) durante a solenidade de comemoração aos 28 anos da Casa Durval Paiva.
O superintendente-adjunto da Liga, Ivo Barreto, foi um dos homenageados durante o evento. Em sua fala, ele explicou o trabalho realizado pela instituição ao longo dos anos e da necessidade de construção de uma nova unidade. “Hoje temos uma estrutura que não atende toda a demanda pediátrica, então chegou a hora de construirmos um hospital, que já está com obras avançadas. Será uma unidade que vai atender as crianças da melhor forma possível, oferecendo um serviço de ponta, tanto para pacientes do SUS, como para os da rede particular. A Liga é essencialmente filantrópica, então parcerias como essas são muito importantes”, disse.
De acordo com Rilder Campos, presidente da Casa Durval Paiva, os recursos foram adquiridos através de leilões da Receita Federal. Além dos elevadores, a instituição ainda assumiu o compromisso de totalizar R$ 2 milhões em doações, que serão destinados também para a construção do parque de energia solar, além da instalação de aparelhos de ar condicionado.
“Nos últimos 20 anos, o índice de cura no Brasil estacionou. A maioria do diagnóstico é tardio e sabemos que, quanto mais cedo identificado, maior a chance de cura. O grande desafio é trazer a criança mais cedo para o tratamento e precisamos dividir as responsabilidades com a sociedade. Nossa parceria com a Liga já é antiga e chegamos a um novo passo, que é a construção do Hospital Pediátrico, uma obra de valor inestimável”, afirmou Rilder Campos.
O Hospital Pediátrico da Liga está sendo construído em frente à Policlínica, no bairro do Alecrim. A unidade vai contar com 40 leitos de enfermaria e 10 de UTI, além de um atendimento multidisciplinar que vai desde o acolhimento dos pacientes e suas famílias, passando pelo diagnóstico, tratamento, reabilitação e prevenção.
“Essa parceria já existe há alguns anos, a Casa já está presente na Liga de muitas formas através de alguns projetos, como a biblioteca e a sala de aula. Esse é mais um tijolinho que a Durval Paiva coloca no tratamento das crianças com câncer”, explica Vilma Sampaio, coordenadora de Projetos e Relações Institucionais da Liga.